O BAGHAVAD GITÃ

Capitulo Três

A AÇÃO LIBERTADORA


Resumo: Arjuna ainda está confuso quanto a se deve agir ou não , como e onde . O senhor Krisna o ajudar a ver em detalhes como fazer isso sem se apegar mais e mais a esse plano. É a essência da Karma_ Yoga , ou ação em consciência de Deus.

Verso 11-13: Sustentai os deuses pelos sacrifícios .para que eles por sua vez vós sustentes , servindo-vos assim mutualmente , alcançareis o bem supremo(...) Aqueles que desfruta os dons recebidos dos deuses sem oferecer-lhes uma parte em troca é um ladrão.

Na cultura védica, todos os alimentos eram oferecidos a Deus ( prasadã ) antes de ser consumido pelos homens.

Eram primeiro preparados no fogo ( o deus Agni ) ,mensageiro dos homens a Deidade ; tudo feito para os deuses e as pessoas se alimentavam do seu resto. Na filosofia dos hebreus as primícias da terra , os dízimos e ofertas eram oferecidos a o deus Jeová : o homem que reter para si tudo o que ganha é denunciado na Bíblia e no Gitã como um_ ladrão!

Não importa que religião ele professe , se não entende que nada é dele e que tudo é do Pai , é apenas um criminoso perante a Consciência Cósmica ; tudo que fizer para agradar a Deus não importará . ele não sentira a paz daqueles que dão com prazer e alegria_ se der algo a seu pastor ou sai igreja , terá a sensação que está sendo diminuído , enganado , subtraído de alguma forma , e esse pensamento-sentimento , que é a base de toda oferenda , fará que ele prenda o que ofertou dentro de si mesmo ; voltará do culto triste para a casa , ou pior: tentará fazer uma barganha com Deus _ Se Senhor me fizer alcançar tal cousa , eu lhe darei em troca esse dinheiro!

Como se essa pessoa tivesse algo para , legitimamente , negociar com o Ser Supremo. Isso seria como alguém pegar algo de outro e dizer _ te dou esse objeto se tu me deres tão presente!

Olhai esses céus sobre vossa cabeça : vede todas aquelas estrelas , aqueles pontos de luz que anunciam galáxias imensas e múltiplas ,sois vermelhos , azuis , verdes ,mundos de belezas e riquezas impensáveis pelo homem_ tudo isso tem um dono e não es tu!

Quasares fecundos explodem na vastidão que parece não ter fim , buracos negros são como baleias vorazes no oceano titânico do espaço a engolir mundos , a mastigar meteoros ,a submeter luas! Quem será o senhor disso tudo?

O ateu olhando através de um telescópio de grande potencia, ao sondar o zimbório fabuloso grávido do inconcebível , queda assustado numa estupenda armadilha feita de fatos e fotos , e sabendo que uma bicicleta velha no meio da rua tem um dono ,não deixa de cogitar sobre se essa casa chamada universo não teria, sequer por acaso , um Guardião!

E acaso houvesse esse Guardião, não seria ele o responsável por guiar o curso das estrelas,_ pela vereda dos globos que se movem no infinito e organiza o ninho das galáxias com o objetivo de nele fecundar a vida?
E, como todo autor ao escrever sua obra, não gostaria de ser reconhecido nela, mesmo que para isso aparecesse entre os povos atendendo por um pseudônimo? E não poderia ser conhecido por mil nomes, já que fez milhões de obras, como tais _ Jesus de Nazaré, Sokama Gokai , Shirdarma Gautama , Caytania Mahaprabu ou mesmo Krisna?

E como pode o cético pensar uma vez só nisso, sem se ver assaltado com um pensamento contrario a sua índole _ “Há um Deus!”?

E, se assim pensasse, da mesma forma que um armazém fechado há séculos e tomado da mais densa escuridão, se ilumina repentinamente com um acender de um simples fósforo, não se veria ele esclarecido para sempre sobre o mais ignoto dos mistérios_ o conhecimento do Absoluto?

Os vegetarianos contumazes se acreditam mais perto do céu , e muitos ocidentais ao querer seguir Krisna buscam aprender algo sobre o vegetarianismo e evita a carne animal .

Grande equivoco: centenas e centenas de anos dessa alimentação estruturaram o organismo dos ocidentais_ não deve existir mudança brusca alguma ; apenas a carne da vaca .por ser considerado na filosofia védica como a nossa mãe , deve ser dispensada . E todo o resto deve ficar onde está .É sabido que Jesus comia peixe , bebia vinho e nada fez para divulgar qualquer dieta_ será o homem comum maior que esse avatar da Galileia por conta de receitas culinárias?

O alimento deve ser oferecido ao Senhor : contudo as pessoas não vivem em templos , muitas precisam está em constantes viagens ,e como fariam para oferecer sacrifícios a Deus num altar?

O Movimento Para a Consciência de Krisna errou a impor isso aos seus devotos , aqueles que não podiam morar em templos , foram aos poucos esquecendo e deixando o grupo , pois nem todos nasceram para ser monges ascetas!

Ademais Krisna mesmo não prega isso , mas pede que cada um cumpra o seu dever como , quando e onde estiver : ao sair para a viagem o homem contrito oferece ao Pai o seu dia , com todas as dores e doçuras e parte para cumprir os seus deveres!

Para que as informações sobre sua filosofia cresça , o devoto oferece suas ofertas materiais ( dinheiro , imagens , livros ... ) aquele que lhe se serve de Guia , que lhe apresentou a arte de se ter intimidade com Deus ; a gratidão é a chave na entrada do Santuário divino : o Guru indicara as leituras , os cursos , as meditações para o período...

Fazer tudo para Deus , e não importa o que o homem faça. Pois o objetivo da Sabedoria Suprema é deixar a Divindade acessível a todos.

Qualquer um pode conetar-se com o Inefável em seu próprio lar sob as bençãos do seu guru _ oferecendo tudo que faz ao Absoluto_ É essa a ação que liberta!

Autor _ Swami Babaji Ananta Jaya.
Canalizador : Nicodemus Silva.
Data :24 /05 /2013.
A Lira dos Imortais e Om Babaji
Enviado por A Lira dos Imortais em 24/02/2014
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T4704781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.