O DIFERENTE É QUE FAZ A DIFERENÇA

“É preciso ter um caos dentro de si, para dá a luz a uma estrela cintilante)
( Nietzsche,in Assim. Falava o Zaratustra ).

Uma das loucuras mais profundas dos que fazem a Matrix na modernidade é a de ser igual: mas é chocante quando, apesar disso, você compara uma pessoa a outra e ela esbraveja por ser diferente!

Nas redes sociais quase ninguém cria, cada um cola e copia as frases “maravilhosas”.
Basta uma pessoa original criar algo para ficar sendo imitado, repetido. Mas a necessidade de ser original é tanta que ninguém suporta o imitador : o cantor que apenas canta mais não cria ,precisa ser demais genuíno nas suas interpretações para obter o consenso publico( e aqui falamos de música de qualidade).

Todos os verdadeiros destaques em todos os campos da vida são pessoas originais_ alguns alcançam tal excelência no fato de ser diferente, único , criativo em suas abordagens da vida e das situações, que se eternizam na mente dos seus conterrâneos e ultrapassam o tempo_Na religião podemos citar Mahavatar Babaji, Yogananda Maharaj, Mahatma Gandhi, Srilla Prabhupada, Moises, Cristo, Rama, Buda e Krisna.

Na filosofia muitos são conhecidos por sua contribuição que mudou os rumos da humanidade_ poderemos citar Sócrates, Platão, Confúcio, Lao-Tsé, Santo Agostinho, Nietzsche, São Tomás de Aquino, Adorno, Montaigne... A lista seria intensa.

Assim sendo todos imitam e buscam ser iguais, e amam , adoram e quando podem  e tambem buscam destruir o diferente, pois ninguém pode amar aquilo que não entende, o desconhecido provoca o medo!

Mas o patinho feio não era de fato pato e nem feio ; era um belo cisne , e ele entendeu isso quando foi expulso e encontrou sua turma.

E ai esta o segredo do autoconhecimento: a expulsão!
Observe que o homem dentro do jardim do Éden ( segundo a Gêneses) não era de fato superior aos animais ,devido a ser tão inocente quanto qualquer quadrupede ; mas assim que deu sua expulsão de fato ele teve que ser o melhor , dominar a natureza, lutar com o sol ardente, contra as tempestades da vida , caçar para se alimentar_ então ele pode se tornar o rei de toda natureza, pois como antes ele poderia domar algo se tudo se lhe submetia por vontade?

Foi quando foi expulso que o homem encontrou seu verdadeiro destino entre seus semelhantes (porque embora o leigo diga que so havia o edênico casal na terra ,mas após o delito de Caim ele foi banido de seu lar e encontrou outro povo e lá teve mulheres, filhos e filhas ).

Contudo há aqueles que buscam ser diferentes dos outros e se tornam em verdadeiras caricaturas humanas: se enchem de brincos e piercings, tatuagens por todo o corpo, roupas negras , vestuário estranho, procuram também ter hábitos estranhos a fim de chocar a sociedade e chamar a atenção para si ! Mas esses são os perdidos, os mais iguais do que os outros, porque o que torna o homem único e as suas qualidades, talentos e defeitos intrínsecos!

E aqui é que vemos que a própria natureza elege os seus reis : os grandes filósofos, craques de futebol, poetas ,prosadores, ensaístas, músicos, cantores de opera... Já dizia Aristóteles: “O orador faz-se, o poeta nasce”.

“O orador faz-se”, quer dizer que a oratória é técnica: homens comuns, desde que tenha certa leitura, pode aprender a se expressar de forma razoável , embora isso não o fara um mestre do falar ; Cícero , o romano , era gago e aprendeu a comover as multidões.

“O poeta nasce” indica que o talento nasce com o ser, vem entranhado em sua alma , esse ser vai se burilando, se buscando .Antônio de Castro Alves, um dos vossos poetas já dizia no fogo da juventude : "Sinto em min “alma o borbulhar do gênio”.

Esses que “nascem” são os senhores do mundo , os reis do povo, os que chama para si todas as atenções independente de sua cor ou posição social : o mundo deles espera coisas geniais , eles são aplaudidos na tribuna, endeusados nos esportes, eternizados nos palcos , venerados na escrita_ sucesso profissionais incontestáveis ( mesmo que só por um tempo)...

É interessante demais quando a pessoa entende que é diferente , e que por isso são diferentes seus relacionamentos pessoais, suas formas de interagir com a vida .

Quando ele entende que sua nobreza, talento, profissionalismo, elegância, medos, esperanças a faz única, então ele esta pronto para assumir sua posição entre os reis naturais desse planeta.

E somente quando isso é aceito é que a pessoa esta apta a atrair seu verdadeiro mundo para si , então somente depois da auto aceitação é que as coisas podem de fato acontecer _ como alguém amaria alguém que se autocritica, se fere, se diminui?
Quem gosta de está com alguém que não sabe onde quer ir, que não gosta do que é e nem se alegra com o que tem?

Aceitar-se como único , como diferente , como original é alinhar-se com o desejo da natureza para si, é entrar em conexão com seu destino maior_ é isso não é fácil. Pode ser dolorido ate por demais, mas é assim , através da dor, desespero e ate da expulsão, da insociabilidade , que Deus escolhe os seus eleitos.

Termino esse pequeno texto com um poema de um grande poeta ocidental do qual não sei o seu nome, mas creio que mereça grande reflexão:

I

Se a Natureza quer fazer um Homem
E eletrizar o coração de um Homem,
E adestrar à força quer, um Homem,
Se a Natureza quer treinar um Homem
Para cumprir urna genial missão;
E quando quer, de todo o coração,
Criar um Homem tão ousado e grande
Que a sua fama ao mundo inteiro mande
- Observai o seu método e caminhos!
Como coroa sempre com espinhos
Aquele com quem ela simpatiza;
Como o desbasta e como o martiriza,
E a poderosos golpes e converte
Num esboço de argila que diverte
Somente a Natureza que o compreende
- Enquanto o torturado coração
Aos céus levanta a suplicante mão!
Quando o seu bem a Natureza empreende,
Como o abate, sem jamais quebrar,
Como se serve de que vai sangrar!
Como o derrete e não o deixa em paz,
E com que artes ele sempre o
A apresentar ao mundo sua luz...
A Natureza sabe o que ela faz!

II

Se a Natureza quer pegar um Homem,
E se deseja sacudir um Homem,
E se pretende despertar um Homem;
Se a Natureza quer fazer um Homem
Que, no futuro, cumpra-lhe o decreto;
Quando ela tenta, com habilidade,
Quando deseja e quer, com ansiedade,
Fazê-lo vigoroso, são, completo,
Com que sagacidade ela o prepara!
Como o aguilhoa com a sua vara,
De que maneira o amola e como o enfeza
E o faz nascer em meio da pobreza...
Com desapontamentos sempre punge
O coração daquele que ela unge;
Com que sagacidade ela o esconde
E oculta, sem olhar ao menos onde,
Soluce, embora o gênio, desprezado
E seu orgulho guarde esse passado!
Manda-o combater mais arduamente,
Fá-lo tão solitário que somente
As mais altas mensagens do Senhor
Consigam penetrar a sua dor
É assim que a Natureza lhe clareia
Da hierarquia a impenetrável teia.
E embora ele não possa compreender,
Dá-lhe paixões ardentes a vencer!
Como impiedosamente ela o esporeia,
Com que terrível entusiasmo o fere
Se acaso, acerbamente, ela o prefere!

III

Se a Natureza quer nomear um Homem,
E se ela quer dar forma para um Homem,
E se ela quer domar, acaso, um Homem;
Quando ela quer dar brio para um Homem
Executar missão quase celeste,
Quando ela tenta o seu supremo teste
Que há de imprimir a inconfundível marca
- No que há de ser um Deus, ou o Monarca
Quando o dirige, e quando que o refreia,
De modo a que seu corpo mal contenha
A inspiração ardente que o incendeia;
E a sua ansiosa alma se mantenha
Sempre anelante por um sonho esguio!
Engana com ardis sua esperança,
Lança lhe em rosto novo desafio,
No instante em que ele o alvo quase alcança
Faz uma selva - que limpar-lhe custe;
Faz um deserto - para que se assuste,
E para que ele o vença, se capaz...
Assim a Natureza um Homem faz!

IV

Então, para provar a sua ira,
Uma montanha em seu caminho atira -
E põe amarga escolha a sua frente:
"Sobe ou perece!", diz-lhe, sorridente.
Meditai no mistério da Intenção!
Da Natureza o plano é tão clemente:
Se compreendêssemos a sua mente!
Os que o chamam cega, tolos são,
Pois com o pé sangrante e lacerado
É que o Espírito sobe, descuidado,
Com entusiasmo e com vigor dobrado,
Esses caminhos todos, que ilumina
Com essa força ativa, que é divina;
E do ardor manja a espada de aço,
Para enfrentar o peso do fracasso;
E mesmo na presença da derrota,
Inda esperança em seu olhar se nota!
Eis que é chegada a crise! Eis o grito
Que estas a pedir um Chefe ao Infinito!
Só quando o povo implora salvação,
É que ele vem governar a Nação...

Então a Natureza diz-nos: "Tomem:
Eu lhes entrego, finalmente, um Homem!
( Poema _ Se a natureza Quer Fazer um homem )

Por :Tulasy Dev
21/08/13
Tulasy Dev ( Fabiola Melo Feijão)
Enviado por A Lira dos Imortais em 22/02/2014
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T4701448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.