EXCLUSIVO PARA OS QUE TE AMAM.

Então Jesus disse ao que o tinha convidado: "Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado.Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos". ( Evangelho de Lucas XIV ,versos 12-14 ).

Essa com certeza é a introdução de uma das mais simples parábolas de Jesus_ A Parábola do Banquete_ mas ela é tão simples que ninguém entende : os irmãos espiritas veem nisso a necessidade de fazer sopões para os pobres nas favelas , os irmãos evangélicos creem que essa passagem bíblica se traduz em presentear as crianças da periferia no natal, mas ao observar esses texto veremos que mais uma vez estão todos equivocados!

Existe um esforço enorme da parte dos exegetas de todas as denominações para tornar Jesus em um novo Cavalheiro da Triste figura ( refiro-me ao titulo dado a Dom Quixote de La Manha, no magnifico romance de Miguel de Cervantes ) ; um romântico derramado , ao pregar pelas ruas da Galileia a estória de amor do Pai !

Mas o amor de Deus não é piegas; a Ovelha Mansa da Palestina, disseminou um Evangelho para lá de viril, e também para almas denodadas , senão como o mesmo teria dito : “Eu não vim trazer paz mas espada”? E ainda: “Quem comigo não ajunta espalha”?

Nessa parábola Jesus nos descreve um nobre que , fazendo um banquete em sua residência , convidou todos os seus amigos , parentes e conhecidos ,e recebeu de todos um fervoroso_ NÃO!
Então ele mandou chamar coxos, mendigos e todo tipo de gente e encheu a sua casa!

Entendam isso: o nobre não era amado pelo os de sua classe social. Ele também não era amado pela sua família. Também não era amado pelos seus vizinhos e conhecidos!
O Nobre_ independente de sua condição financeira_ é aquele homem que alcançou a sua consciência de nobreza espiritual.

O Nobre da parábola é o homem que acordou!
E os de sua classe social, vizinhos, amigos, parentes e aderentes, são aqueles que ainda dormem!

Quanto mais um homem desperta para a sua consciência espiritual, para a sua filiação com o Pai, para a sua irmandade com Jesus ,mas ele se isola daqueles que amam a multidão , a inconsciência , o sono pesado!

No mais das vezes a pessoa que alcançou a supra consciência se sente só, nas alturas em que chegou o ar é rarefeito e ele experiencia a solidão dos que chegaram ao topo do Everest !

Então o Acordado busca descer; acovardado da vitória que conquistou, teme o fato de não ter um seu igual ao lado e procura voltar para seus amigos do passado, seu antigo grupo que vegeta ainda na mesma inconsciência , acreditando que em determinadas oportunidades poderá partilhar com essas pessoas o que desfrutou no cimo das montanhas !

É isso que Jesus se refere quando diz : “E o nobre deu um banquete e convidou seu amigos, familiares e conhecidos”

Dai ele recebeu um NÃO arredondado: quem quer andar ao lado daquele que se fez estranho ? Quem quer ouvir a sua música diferente ? Quem vai dançar a sua tão exótica dança?

Agora sim, o nobre percebe o quanto está só !

Essa mesma mensagem de Jesus está explicita no Mito da Caverna do grandioso Platão! Também Richard Bach nos conta com sublime genialidade em seu romance Fernão Capelo Gaivota,daquela ave que descobriu outros oceanos e outras formas de voar e mergulhar e como conseguir alimento mais fácil , e querendo partilhar com seus irmãos de asas , voltar ao lar para partilhar da novidade o que conseguiu foi ser julgado , dado como louco e ser banido pelos seus !

Agora mais do que nunca ele , o nobre ,sabe o valor das pequenas coisas , entende o valor da lágrima , a doçura de um sorriso, a necessidade do perdão , a urgência de se unir com Deus. E agora mais do que nunca ele sabe que o Reino do Deus veio para os pobres!

Nesse momento ele se aproxima de pessoas simples, que nada tem a ver com sua classe social , que só tem o hoje como seu , que nada tem além de esperanças , que aprenderam a viver de fé quando lhe falta o pão!

Esses são os coxos, os pobres, os mendigos que Jesus diz que o homem rico mandou buscar para a sua casa !

Agora sim: o nobre está apto a descobrir o quanto é amado por aqueles que antes queria sua companhia e não podia ter , devido ao seu alto cargo , agora ele pode perceber como os pequenos são felizes por ter a sua grande presença , agora os abraços são sinceros , os beijos são legítimos , as lagrimas são reais ,e o melhor do que tudo: aquele povo que sempre teve Deus como seu maior apoio nas horas das solidões tremendas , nos leitos de doença e morte dos entes queridos que não puderam ter toda a assistência hospitalar que uma vida humana merece , sabe parar para ouvi-la falar de seu maior e recém adquirido patrimônio _o espiritual!

Por que se alguém tão poderoso ouviu falar de Deus e se comoveu é porque Ele, o Excelso, o Bem Amado está mais vivo e atuante do que nunca !

_ Entendes tu agora como Deus escreve certo por linhas tortas ? Sabes agora por que homens de todos os tempos que O quiseram encontrar tornavam Eremitas ? Percebes nesse minuto por que Jesus passou todo aquele tempo no Deserto e Francisco de Assis precisou está no Monte Alverne?

Ora, não é no meio da turba , em um templo repleto de pessoas inconscientes que deve buscar Deus.
É por isso que Jesus disse: “Quando você for orar não deve fazer como aqueles hipócritas, que gritam altos nas praças para serem vistos pelos homens (que cena tão moderna! ),mas entra no te quarto , e ali na solidão do teu quarto entra em contato com o pai que te ouve, e Ele mesmo te recompensará.

Pois bem, aquele que descobriu quem é e se aceita como tal , buscará andar em terreno amoroso , não tentará se tornar igual aos demais na ânsia de ser apreciado , mas entrará em contato consigo mesmo para convidar para seu banquete de sabedoria aqueles que de fato sentem sede disto !

Amar aqueles que te odeiam, como disse Jesus não requer que a pessoa seja um semideus ; amar para o Filho de Deus é ter um comportamento respeitoso para com os diferentes ,mas aquilo que alguém tem de melhor , de sublime , de inefável , deve ser sábio para tornar isso exclusivo para aqueles que o amam !

Autor : Frei Matia da Umbria
Canalizado por :Tulasy Deva
25/04/13
A Lira dos Imortais e Frei Matia da Úmbria
Enviado por A Lira dos Imortais em 19/02/2014
Código do texto: T4698099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.