Projeto FrutiPará na RESEX Mapuá

A Reserva Extrativista (RESEX) Mapuá, no município de Breves, porção oeste da Ilha de Marajó (PA), tem o privilegio de integrar o Projeto FRUTIPARÁ, que objetiva formar empreendimentos solidários de base familiar para fortalecer a cadeia produtiva de frutas tropicais.

O Projeto FRUTIPARÁ é coordenado pelo Dr. Milton Mota e Prof.ª Carmem Celia da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal Rural da Amazônia (ITES/ UFRA), e chegou a RESEX Mapuá por meio de parceria do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associação dos Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA), Associação Agrícola Boa Esperança (AABE), Associação da Casa Familiar Rural e Prefeitura Municipal de Breves.

A execução do Projeto iniciou em abril de 2012, na Casa Familiar Rural (CFR), situada na Comunidade Bom Jesus, as margens do rio Mapuá, com dois grupos de ações simultâneas: (1) formação para gestão dos empreendimentos solidários e (2) capacitação tecnológica para atuação na cadeia de produção de fruticultura tropical.

As atividades de formação aconteceram em 6 módulos, entre os meses de abril e novembro de 2012. Cada módulo teve um tema especifico, e processo de ensino-aprendizagem através de aulas dialogadas, trabalhos de grupos, leituras coletivas e debates entre os participantes. A facilitadora das aulas foi a Pedagoga Edel Nazaré de Moraes Tenório, que é especialista em Educação do Campo e tem ampla experiência em formação na região do Marajó.

O primeiro módulo "Cidadania, Trabalho e Meio Ambiente" aconteceu entre os dias 13 e 14 de abril 2012 com a participação de 40 pessoas, sendo lideranças comunitárias, agentes de saúde e vários estudantes e professores da Casa Familiar Rural (CFR). As atividades abordaram temas ligados aos direitos trabalhistas, importância da participação cidadã, respeito ao meio ambiente, entre outros.

O segundo módulo "Associativismo e Cooperativismo" aconteceu entre os dias 27 e 30 de abril 2012 com a participação de 43 moradores. Em todos os assuntos ministrados foram enfatizados a organização local, discutindo e dialogando sobre os seguintes temas: (1) O que é uma cooperativa e uma associação?, (2) Quais as principais diferenças entre Associação e Cooperativa?, (3) Quadro social da cooperativa, (4) Deveres e direitos dos associados, (5) Princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária; autonomia e independência; educação, formação e informação; Interação e cooperação, entre outros temas. Além disso, foram repassadas orientações sobre todas as etapas necessárias para constituição de uma Cooperativa.

O terceiro e quarto módulos ("Gestão e Mercado" e "Plano de Negócios"), aconteceram entre 30 de maio a 02 de junho de 2012 com participação de 40 alunos. Os conteúdos abordados foram: (1) desenvolvendo o senso crítico a respeito da economia solidária; (2) a importância do Gerenciamento e Planejamento para sucesso de qualquer organização; (3) compreendendo o que é mercado e suas características; e (4) elaboração de um plano de negócio. A facilitadora da capacitação foi a Administradora Kyara Bernardes, Técnica da ITES, com apoio da Pedagoga Edel Nazaré de Moraes Tenório.

Após cumprimento de metade da carga horaria dos modulos foram realizadas duas ações de capacitação tecnológica: (1) curso de produção de mudas e (2) intercambio dos alunos com empreendimento solidários.

O curso de produção de mudas aconteceu na Comunidade Bom Jesus, entre os dias 09 e 15 de julho de 2012, com a participação de mais de 70 pessoas, incluindo extrativistas da RESEX e moradores do Assentamento Rural do rio Jupatituba. O professor da UFRA, Dr. Paulo Roberto, foi o facilitador do curso de produção de mudas, e contou com auxilio da professora Edel Moraes e da coordenadora de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), prof.ª Fabiane Nascimento. Os conteúdos teóricos e práticos do curso de produção de mudas foram: (1) técnicas de compostagem de materiais de origem animal e vegetal em local aberto, (2) preparo do substrato ou o meio de semeadura e crescimento, (3) produção de mudas, e (4) construção e preparo de sementeira.

O intercâmbio de 15 alunos do Projeto FrutiPará da UFRA aconteceu, entre os dias 15 e 17 de agosto de 2012, com visitas na região metropolitana de Belém e nordeste paraense para conhecerem experiências em empreendimentos solidários. Durante o primeiro dia do intercambio, os alunos visitaram o Projeto de Assentamento Paulo Fonteles do INCRA, onde está sendo realizado o “Projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia”, que visa resgatar o potencial econômico da seringueira nativa. Ali conheceram o cultivo da seringueira e produção da borracha. No segundo dia, eles conheceram um pouco da história da Cooperativa Mista de Tomé-Açu, que foi instalada em 1931 por imigrantes japoneses com o nome de Cooperativa de Hortaliças. Nessa visita os produtores marajoaras puderam conhecer áreas de Sistemas Agroflorestais (SAF), além de visitarem a fábrica de extração de óleos e de beneficiamento de frutíferas. No terceiro e último dia do intercâmbio, eles conheceram a sede da Empresa Beraca, que possui 56 anos de existência no Brasil e diversos projetos em parcerias com comunidades tradicionais. Lá puderam conhecer o trabalho de comercialização de inúmeros produtos e toda a estrutura de beneficiamento de sementes oleaginosas.

O quinto modulo aconteceu em agosto de 2012, com participação de 40 alunos.

O sexto modulo "Informática Básica" aconteceu na Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, na Avenida Mário Curica na cidade de Breves, em novembro de 2012, com participação de 40 alunos.

Em 22 e 23 de marco de 2013 aconteceu a formatura dos alunos do Projeto FRUTIPARÁ na RESEX Mapuá. Esse evento aconteceu na sede da Associação de Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA), com a presença de moradores de diversas comunidades, além de representantes da SEMED, ICMBIO, UFPA-Campus de Breves, GIZ e UFRA.

Em maio de 2013, aconteceu a criação da `Cooperativa` de produtores de frutas na RESEX Mapuá. Essa atividade aconteceu na sede da AMOREMA.

Entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 2014 ira acontecer uma visita técnica para definir o local para implantação de viveiro de mudas.

É gratificante saber quantas ações aconteceram nesses dois anos de execução do Projeto FRUTIPARÁ na RESEX Mapuá. Pouca gente tem noção das dificuldades que os coordenadores e demais envolvidas nesse projeto tiveram que superar para concluir cada uma das etapas. A logística para a realização de ações diretamente numa comunidade ribeirinha demanda muito esforço e dedicação. As exigências são realmente enormes para quem se propõe a trabalhar no interior do Marajó, mas a maior recompensa certamente chega quando vemos os ótimos resultados na melhoria de vida dessas comunidades!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Fevereiro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 19/02/2014
Reeditado em 21/03/2014
Código do texto: T4698030
Classificação de conteúdo: seguro