O GITÃ

Capitulo Um

ARJUNA, A DOENÇA DO EGO.

 
Resumo: nesse capitulo vemos o rei Dhastarasta , que era cego , falando com Sanjaya sobre o que havia ocorrido no campo de batalha : sobre a preparação dos Kurus e dos Pandavas. Um panorama do ocorrido é passado pelo comentarista ao rei. O senhor Krisna esta na biga com Arjuna , que vendo sua família e amigos como seus inimigos se recusa a lutar. Aqui destacaremos alguns versos , conforme o prometido:

Verso 14 : Igualmente deram sinal bélico krisna , a encarnação de Deus , e Arjuna filho de Pandu , que estavam em seu magnifico carro de guerra , ornado com ouro e pedras preciosas , e puxado por cavalos brancos. E responderam os instrumentos dos Pandavas em som repetido e desafiador , como um som de trovão violento ( Bhagavad Gita , Huberto Rodhen ).

Em entrevista em Xenia Bier , o filosofo Huberto Rodhen detrata o Movimento Hare Krssna como se fora um grupo de fanáticos , ele diz : "Esses pobres e ignorantes confundem um simples mortal , Krisna , com a própria divindade ; eu estive estudando três anos com os Yogues indianos que jamais aceitariam tal heresia”.

É por essa razão que usamos a tradução desse escritor: querendo ou não , ele teve que traduzir :“Igualmente deram sinal bélico Krisna , a encarnação de Deus e Arjuna , filho de Pandu...”

E ao ouvir a entrevista do Huberto ( ver Youtub ) , percebe-se que ele nada conhece do senhor Srrila Prabhupada e nem da escola devocional de Sri Krisna Caytania Mahaprabu : o sábio Yogananda Maharaj não teve uma vida de disciplina e erudição , desde infância , como teve sua Divina Graça Srilla Prabhupada ; os dois trouxeram cousas maravilhosas para o Ocidente , mas Prabhupada nos trouxe o conhecimento da Pessoa Absoluta ,e nem todos os Yogues orientais O conheceram na individualidade do Senhor Krisna ! Mahatma Gandhi viveu toda vida O buscando e morreu sem encontra-Lo.

Ademais Krisna não é propriedade de Indianos ; Deus sendo um oceano não caberia dentro de uma pequeno regato : Ele se revela a quem quer , escolhendo os seus através dos tempos e nações _ quem encontra Krisna através da pratica da bakta e carma Yogas não necessita adentrar outros tipos de práticas para voltar pra Ele , como veremos nessas paginas do Gita..

Verso 48 : Assim dizendo ( argumentando com Krisna que não valeria a pena brigar contra seus familiares e amigos ) , deixou-se Arjuna tombar no assento da quadriga . e das mãos lhe caíram arco e frechas ,porque trazia o coração repleto de amargura ( Ibidem ).

Todos estamos apegados a bem materiais , a sexo , a família , a títulos , não há um só que se interesse de verdade no Eu Supremo ; queremos alcançar isso tudo para ostentarmos para as pessoas que amamos , queremos ser invejados pelos nosso inimigos.

Se não tem quem veja nossas vitorias, então para que lutaremos? É exatamente isso que nos deixa frágeis diante dos fenômenos da vida e da morte.

O que as pessoas falam de nós , vale mas do que achamos sobre nos mesmos. Freud não disse ,mas ego é o espelho que reflete a opinião alheia : não somos felizes por estamos sozinhos , pobres , sem amores , sem sexo , sem títulos _ somos descontentes devido a opinião publica ( de familiares , parentes , aderentes ) sobre o que os outros pensam sobre esses eventos!

Arjuna estava ali, no campo de batalha, entendendo que matasse a todos não teria a quem exibir seus despojos de batalhas : a mente dele o vencia , enquanto ele pensava naquilo .

De fato , em todo mundo há milhares de mortes , vemos e ouvimos isso pela televisão , jornais e agora internet , mas não ficamos chocados em demasia , porque eles são completamente desconhecidos ,não fazem parte de nosso grupo social ; então nossa piedade é fajuta ,pois não é pela humanidade , mas pelos humanos favoritos nossos : somos egoístas , pois nossos amigos são apenas reflexos de nós mesmos!

É fácil demais servir e louvar a Deus ,mas essa fé não tem serventia e nada vale ao Seus olhos .pois nenhum mérito tem : é nas grandes perdas que a fé tem sentido , nas falências financeiras , nas perdas bruscas de ente queridos! A vossa Bíblia diz de maneira belíssima :"Os que confiam no Senhor são como o Monte Sião , que não se abala, é firme para sempre”( Salmos 125 , verso 1 ).

Não há meio termo: quem se abala não confia quem confia não se abala! O Guru complacente com seu discípulo , queda após queda , somente porque consegue alguma vantagem com isso , não merece a responsabilidade que chamou para si!

Ele precisa ser duro , austero , firme e ao mesmo tempo amoroso , como um adestrador de cães , porque um cão de guarda sem disciplina é perigoso não só para as pessoas de fora ,mas para seu próprio dono! Quando o cão faz a cousa certa ,deve receber guloseimas e afagos . Veja essas cães que saem levando os donos para um canto e para outro , o dono ignorante da disciplina diz _ “isso é próprio dessa raça”_ contudo entendemos que todas as raças caninas são passiveis de aprendizado : se o homem domou o leão , o urso , o tigre para suas apresentações em espetáculos circenses , por que não ensinaria a um simples filho de doberman?

Um Mestre Espiritual sem pulso não tem diferença para um mal adestrador : os dois perderão os seus investimentos!

Krisna estava adestrando Arjuna para a batalha , pois “de acordo com os preceitos védicos há seis classes de agressores :
1_Os que ministram venenos ¬_ como a família dos Bórgias , que ficou muita famosa por ministrar venenos a seus inimigos.
2_Aqueles que ateiam fogo numa casa.
3_Aqueles que atacam com armas mortais_ o que acontece todos os dias em nossas metrópoles
4_ aqueles que saqueiam bens _ bastante comum nos dias de hoje.
5_ Aqueles que ocupam terra de outros_
6_ Aqueles que raptam esposas de outros.
Tais agressores devem ser mortos imediatamente , e não se incorre em pecado matando tais agressores” ( O Baghavad Gitã Como Ele É. In Srilla Prabhupada).

A fraqueza de Arjuna estava baseada nisso _ no apego as pessoas e também por ele ser uma pessoa santa. Por isso que ele amoleceu ,e Krisna daqui em diante passaria a aconselha-lo...

Aqui termina nossa conclusão sobre o primeiro capitulo!

Autor : Om Babaji Ananta Jaya.
Canalizador_ Nicodemus Sil
va.
A Lira dos Imortais e Om Babaji
Enviado por A Lira dos Imortais em 18/02/2014
Reeditado em 18/02/2014
Código do texto: T4696144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.