Por que o voto não muda a perversa política brasileira?
 
Vamos tentar entender: “Por que o voto não muda a perversa política brasileira?”, já que é o principal pilar da democracia. Pois é através do voto que o cidadão escolhe os representantes políticos, que irão decidir sobre as políticas públicas do país; que elaboram as leis que deverão ser seguidas por toda sociedade; ou, que cobram os impostos da população e executam as obras necessárias para que o cidadão tenha qualidade de vida, educação, saúde, alimentação, saneamento básico, transporte, lazer e cultura; e, promovem o desenvolvimento econômico para garantir trabalho à população. Entretanto, com toda essa responsabilidade, o voto está desacreditado no Brasil. Porque, os ciclos eleitorais se repetem, há anos, sem atender as expectativas dos eleitores. Ou seja, entra político, sai político, e nada acontece. Deixando o cidadão de mãos atadas, sem saber o que fazer com o seu voto. Mas, sabemos que sem o nosso voto, não haverá confirmação de nenhum candidato aos pleitos eleitorais.
Conquanto, que o voto ainda tem o poder de dizer “não” a todos os candidatos apresentados pelos descompromissados partidos políticos brasileiros, que não têm projetos para melhorar a sociedade, que apenas indicam políticos às eleições para garantir a vitória nas urnas. Escolhem candidatos carismáticos para iludir os cidadãos com promessas inconsequentes.
Porquanto, que o brasileiro mesmo desiludido, é obrigado a ir às urnas, contrariando o espírito democrático, para votar em falsos líderes, atrelados ao poder econômico, que realizam campanhas eleitorais milionárias e ficam com o umbigo preso aos mentores de suas campanhas. E essas campanhas seduzem o eleitorado. Lobistas orientam os candidatos a dizerem nos palanques o que clama a população no cotidiano. E não faltam falsas promessas. Pois, os partidos não têm nenhum projeto que justifique o falatório. Por isso, mal eleitos, os candidatos trocam de partido político, como trocam de roupa. Cabendo até denúncia ao código do direito ao consumidor.
Parece-nos que chegou a hora, de dizer “não” nas próximas eleições! Exigir reforma política: campanhas eleitorais apenas públicas e voto livre, acabar com esta encenação secular. Portanto, ainda temos essa saída, para acabar com a farsa eleitoral, que responde ao que diz o brasileiro: “o voto não muda nada; todo político é corrupto; promete, mas não faz; vou votar neste que rouba, mas faz; etc.” As eleições estão chegando, a hora é essa, já que não confiamos nos políticos, por que dizer “sim”?
Maria Amélia Thomaz
Enviado por Maria Amélia Thomaz em 23/01/2014
Código do texto: T4662114
Classificação de conteúdo: seguro