Sobre-(a terra)- viva:
Subúrbio de uma cidadezinha qualquer...segunda-feira,7 horas da manhã vejo ao longe a moça que carrega no ventre o fruto do amor...admiro o milagre da vida com o cigarro na mão e o sorriso de quem briga diariamente com o leão.Ela vai pegar o mesmo ônibus que eu,assim como muitas pessoas o fazem.No ponto lotado tanta gente falando faz minha cabeça doer...meu cigarro já em brasa anuncia o tempo cronometrado do ônibus chegar.Todo mundo se ajeita para começar a batalha e naquele empurra-empurra desenfreado,algo diferente acontece...ouço um barulho agudo e todo mundo se abaixa...gritaria, confusão, e não sei porque veio um instinto divino sobre mim,e procurei pela moça grávida...meu Deus...proteja a ela e a criança que carrega...me levanto una,para procurá-la naquele desespero,e me surpreendo ao ver que a portadora do fuzil, era a gestante...nesse minuto rezo calada pra que o mesmo Deus que eu clamei para protegê-la,agora proteja a mim que estava ali...na mira de um fuzil...vulnerável por tentar proteger aquela que há pouco eu julguei como frágil...tolice pura! sim, ela anunciou o assalto,e com os olhos cheios de ódio me disse: ¨a lei do cão é assim, fia...não escolhe cor nem condição¨e sem disparar uma bala sequer,assaltou os passageiros,sem torturas,sem grito e sem incêndio, e antes de sair,olhou nos meus olhos e disse: ¨continua rezando por mim fia...agora eu tenho mais um que depende de mim...seu Deus não vai se negar a ajudar¨...
Foi através dessa experiência que percebi o quanto podemos nos acostumar com os erros...o quanto necessitamos de reflexões diárias para, na verdade,sermos melhores não para nós...mas para os outros...