..Considerações Universais: Um ensaio filosófico a partir do 'agora'!!

..Vamos partir de uma pergunta básica:

O que é o agora?

-O agora é esse estado constantemente alterado e inacabado que é apresentado à nossa vivência gradativamente para experimentação e possibilidade de percepção como algo denominado 'realidade'.

E o que seria exatamente essa 'realidade'?

-Realidade é, num contexto geral, a apresentação constante de eventos equilibrados através das leis da física, e na ausência dessas leis, a existência dos elementos Universais através da realidade complexa.

obs: A realidade pode ou não ser relacionada com a parte sensorial (quando se trata de seres orgânicos que expressem vida) ou com a parte material (elementos considerados inanimados) sem que haja uma necessidade extrema de interação entre as duas partes.

ex: Uma pedra representa a parte inanimada da realidade, e mesmo que ela sempre esteja em completa ausência de seres orgânicos ao seu redor, isso não mudará o fato que ela existe e continuará existindo para si e para o Universo. Não existe uma necessidade de interação entre os elementos vivos e não-vivos que compõe o Universo, não existe uma necessidade de sensibilidade para que haja realidade, isso explica a existência de diversos planetas inabitados (e inabitáveis); quem cria a interação é o acaso e a consequência de interações anteriores que vão se sobrepondo numa constante rede de acontecimentos sequenciais. Sendo assim, a vida não é o foco da realidade na existência do Universo.

Existe realidade na ausência do tempo e espaço?

-Pode ser que exista. O tempo e espaço são elementos que equilibram a realidade no Universo (assim como gravidade e inércia equilibram nossa experiência sensorial em nosso planeta), permitindo que ela seja compreendida. Apesar disso, tempo e espaço são elementos e não a própria realidade em si. Sendo assim, pode haver uma realidade distorcida ou uma existência complexa de elementos em total desordem (ausência de leis como as que o Universo usa para que possamos compreender a realidade), elementos que existem num estado desconhecido pela nossa vivência, mas que não podem simplesmente serem descartados como existentes.

O que é a vida?

-A vida é a expressão da realidade em seres orgânicos.

Qual o sentido da vida? (Por que existimos? Pra que viver?)

-Basicamente, existimos para expressar vida, e expressamos vida para reproduzir nosso material genético, para propagar nossa propriedade intelectual e para alterar e compor a realidade que nos cerca. Nesse contexto, pode ou não haver a existência da emoção, então num âmbito mais aprofundado, o sentido da vida difere em cada ser, e mesmo em seres da mesma espécie, os interesses variam de acordo com o que motiva esse ser a continuar existindo.

O que é a emoção?

-A emoção é a experiência de alguma sensação provocada por componentes químicos em seres vivos dotados de sistema nervoso, exprimindo algum tipo de sensação. Essa sensação, independente do tipo (amor, raiva, tristeza, saudade, inveja, etc...), nunca é experimentada igualmente por diferentes indivíduos (seres). Cada um sente a própria emoção de uma forma distinta e, apesar de poder imaginar a sensação alheia a partir da memória que se tem da própria sensação experimentada (isso em seres dotados dessa capacidade), não seria correto afirmarmos saber exatamente como qualificar a emoção alheia. Isso explica o porque que o sentido da vida, num contexto aprofundado difere para cada um dos seres dotados de capacidade emocional.

obs: Faz-se necessário compreender também que existem sensações que são experimentadas por seres vivos de forma instintiva, ausente de propriedade intelectual, como exemplo podemos pensar o seguinte: Um gato é capaz de expressar agressividade, mas essa não deve ser confundida com raiva (que conhecemos como um sentimento humano), esse mesmo gato pode demonstrar afeto, mas não seria correto qualificar esse afeto como o amor. Esse mesmo gato pode sofrer com a perda ou ausência de seus próximos ou com a mudança de seu ambiente, mas não podemos comparar com a tristeza humana. Isso não significa que esse gato não seja dotado de capacidade sensitiva (expressar algo que ao nosso parecer seja traduzido como amor, raiva, saudade, tristeza, etc...). Mas essas emoções rotuladas como 'humanas' estão relacionada ao intelecto, e o único ser que conhecemos capaz de expressar capacidade intelectual é o próprio ser humano.

O que é capacidade intelectual?

-É a capacidade de Compreender e criar formas de coexistir que vão além da capacidade instintiva.

Ex: Ler, se comunicar verbalmente, escrever, dançar, cantar, filosofar, estudar, trabalhar... Capacidade intelectual não é algo que se expressa somente na produção de trabalhos científicos ou invenções de pessoas de alto QI. Quando mencionamos a capacidade intelectual, estamos relacionando práticas comuns a seres racionais, e o único ser com essa capacidade que conhecemos é o próprio ser humano.

Capacidade intelectual e inteligência são a mesma coisa?

-Culturalmente, rotulamos a inteligência como a quantidade de conhecimento dotado por um ser humano, enquanto a capacidade intelectual seria o simples fato desse ser humano ser capaz de adquirir conhecimento.

Para finalizarmos... O que é a morte?

-A morte é a perda da conexão com a realidade em seres orgânicos capazes de expressar vida, restando apenas a matéria inanimada.

Obs: Uma pessoa em coma não expressa emoção, não se conecta com à realidade dos seres a sua volta, mas ela ainda pode expressar sinais vitais dentro do que é organicamente aceitável como 'estar vivo', entretanto nesse caso não seria correto determinar (rotular) o estado em que ela se encontra como 'vida' nem como 'morte', mas um estado de latência entre esses dois estados em um organismo capaz de expressar vida.

____________________________________________________

ALAN MORAES DE OLIVEIRA

O outro
Enviado por O outro em 18/01/2014
Reeditado em 18/01/2014
Código do texto: T4654978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.