Ensaio sobre a morte

O que seria o ato da morte, qual é o significado de morrer? Pode ser que esta seja apenas mais uma das passagens que teremos de enfrentar, como nos conta o espiritismo. Ou será que a morte é a não-vida? Um desencontro parcial entre o biológico e o não biológico, claro! É evidente que há uma ligação entre os dois, entre o biológico e o sobrenatural, isso o mundo já se cansou de ver e registrar - além dos registros pré existentes.

Uma coisa que intriga pesquisadores pelo mundo todo, é a questão do momento:

Quando morremos, ou seja, nosso coração para de bater e o cérebro para de computar, aquela coisa toda, a estafa celular imediata; isso quando estamos sendo monitorados por aparelhos; é provável que no exato momento em que o monitor aponta a parada do nosso coração, que o cérebro ainda não esteja completamente morto, então, é provável que nós podemos ouvir o monitor declarando nossa própria morte.Nós podemos ouvir nosso coração parando de funcionar, seu som ecoando nos arredores de nossa alma.

Assim, sem mais nem menos, o mundo nos devolve pro lugar de onde nos tirou sem a nossa permissão, sem o nosso querer. Ainda que inconscientes, acredito que nós, todos, deveríamos ter a opção de escolher. Se bem que, se a opção for sofrer ninguém a escolheria, que é o que eu se sucede, infelizmente. Agora vejo que se assim fosse, o mundo nunca haveria existido, mesmo porque o universo nunca daria falta de nossa existência.

Mas aqueles que morrem sozinhos, quem vela por eles? Seria a própria morte, a linda mulher do livro de José Saramago -As intermitências da morte-, ou uma simples energia que nos envolve, e leva consigo nossa força interior, a nossa força vital, como defendeu a Abiogênese. Ou será que a energia com que nascemos vai se acabando até nada mais sobrar? Não sei, e provavelmente nunca saberei em vida, pode ser que, depois de experimentar, eu possa vir a saber.

E os seres humanos, todos, de olhos fechados, nunca ouvirão as vozes, profetizando a eterna escuridão de seus olhos. E depois, vagamos pelo desconhecido?

Bego
Enviado por Bego em 26/12/2013
Reeditado em 04/01/2014
Código do texto: T4626290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.