AS ILUSÕES DESTE MUNDO

Viver é uma ótima oportunidade para conhecermos este mundo. Este mundo, como dizia o grande pensador grego Platão, "é o mundo das aparências". Muitas pessoas, teoricamente, são justas, verdadeiras e sábias. Essas mesmas pessoas, teoricamente, conhecem o essencial nesta vida, buscam o bem, o verdadeiramente belo, o sublime. Para as outras pessoas, elas dizem o que é mais bonito, mais verdadeiro e mais digno de admiração. Teoricamente, essas pessoas representam o que há de mais verdadeiro nos seres humanos, mas, na prática, elas não vivem o que desejam que os outros vivam. Por isso, vivem na ilusão; iludem-se consigo mesmas. São iguais à maioria. É a verdade.

O tempo nos ajuda a saber onde está a megalomania e a hipocrisia. O tempo nos mostra o que possui autenticidade e o que não possui; o que possui alicerce e o que dele é desprovido.

Penso que há uma grande possibilidade de muitas pessoas se tornarem céticas. Talvez falte pouco para que eu seja um cético também. Somos, inevitavelmente, “influenciados pelo meio em que vivemos”, como afirma o Behaviorismo (uma corrente psicológica que eu conheci no Curso de Filosofia), pois ninguém é uma ilha e, ninguém sendo uma ilha, o mundo muda a nossa maneira de olhar até para as pessoas. Mas ressalto: mesmo que sejamos influenciados pelo meio em que vivemos, não podemos deixar que ele seja mais forte do que nós. Nós, também, devemos e podemos construir a nossa história, como afirma outra linha de pensamento. “Somos obrigados a ser livres”, dizia o grande Sartre, filósofo francês. “Somos responsáveis por nós mesmos”, conforme o mesmo pensador.

O bom deste mundo é que podemos perder todas as ilusões; podemos ver o que é verdadeiro e o que é falso; o que busca o que é verdadeiro e o que busca o que é falso, ainda que, quem busque o que é falso pense que esteja buscando o que é verdadeiro.

É... Platão, você tinha razão, você estava certo: "Este mundo em que vivemos é o mundo das aparências, das ilusões; o mundo real é outro".

É... Platão, você estava certo: "Muitos vivem numa caverna, pensando que estão vendo o que é real. Na verdade, estão vendo apenas sombras”.

Não é por falta de oportunidade que muitos não conseguem ver o verdadeiramente belo e bom. É pelo fato de a filosofia, como dizia Platão, não ser para o povo. Explicando, significa: a maioria das pessoas não está apta para mergulhar no pensamento filosófico, para conhecer o que é verdadeiro, para sair das ilusões.

Engraçado: antes, eu pensava que todos podiam ver; hoje, porém, eu vejo igual a Platão: muitos estão acorrentados, e não querem quebrar as correntes.

É... Platão: a luz do sol é muito forte. Concordo contigo. Muitos preferem ficar estagnados.

Eu, no entanto, como dizia Pascal, “sou um caniço pensante”. Logo, prefiro o sol, admirável Platão.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 19/12/2013
Código do texto: T4618218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.