BREVÍSSIMO ENSAIO SOBRE A VIDA

Saber levar a vida, como uma estrada que a cada dia se pavimenta numa perpétua obra, como Sísifo. Todavia, não significa deixar-se levar, pura e simplesmente. A vida, essa linha desconhecida, sobre a qual todos caminhamos, nos faz, em certo sentido, equilibristas. Se a vida é um grande palco, somos os artistas que, a cada e todo dia, estreamos um novo espetáculo. Com ou sem plateia estamos ali no centro da cena, do tablado.

A vida, permeada de sentimentos alegres e tristes, encontros e desencontros, de perdas e ganhos, não pode e não dever ser encarada como o fardo a que não desejamos. Também, e ao contrário de posturas reduzionistas a "carmas" ou "projetos divinos", não se pode encarar a vida como sendo algo que foge ao nosso controle. Ao contrário, a vida, como estrada que se pavimenta todo dia, é o meio necessário para que possamos aprender e apreender.

Depositar à vida toda e qualquer frustração, como um carro ladeira abaixo, impulsionado somente pela inércia, não trará nenhuma solução. Mesmo porque, um carro em descida descontrolada e sem uma força contrária que o freie, certamente se chocará e os estragos serão altíssimos. Também não quer dizer que a vida não deva se encarada com apreço e parcimônia. Uma vida levada como se fosse um oceano calmo e azul, esconde ice bergs e o naufrágio virá. Levar a vida parcimoniosamente, ao contrário do que possa parecer, não significa ser econômico nos sentimentos, nem, tampouco, avarento com as pessoas. Uma vida assim é só existência.

A vida não é para ser economizada; ela deve ser esbanjada e distribuída. Ela deve ser o pólen da flor, a semente do fruto; deve ser o ninho, o abrigo, o gasalho. Uma vida assim...

Viver uma vida, consiste em compartilhar, ceder, trocar. Estar aberto ao novo e com ele aprender e apreender. Assim é a vida. Deixá-la transcorrer como um carro ladeira a baixo ou como um navio à solta só deixará saudade e dor.

Noutras palavras, só o Homem pode mudar seu "destino", afinal, se os problemas são humanos, por humanos devem ser resolvidos.