Peças Teatrais

“AS DEZ VIRGENS”

NARRADOR: SAINDO DO TEMPO, JESUS IA-SE RETIRANDO, QUANDO SE APROXIMARAM DELE OS SEUS DISCÍPULOS, QUE PASSARAM A OUVI-LO, ACERCA DO REINO DOS CÉUS, LHES CONTANDO QUE O MESMO ERA SEMELHANTE A DEZ VIRGENS, QUE TOMANDO AS SUAS LÂMPADAS, SAÍRAM AO ENCONTRO DO NOIVO PROMETIDO.

AS CINCOS INSENSATAS, AO TOMAREM AS SUAS LÂMPADAS, NÃO LEVARAM AZEITE CONSIGO, MAS AS PRUDENTES LEVARAM AZEITE EM SUAS VASILHAS, COM AS SUAS LÂMPADAS. NO DECORRER DE SUAS CAMINHADAS, CANSADAS PREPARARAM PARA DESCANSAR.

1ª VIRGEM INSENSATA (PREGUIÇOSA): ESTAMOS CAMINHANDO HÁ HORAS ESTOU EXAUSTA, JAMAIS PENSEI QUE TERÍAMOS QUE ANDAR TANTO. JÁ ESTOU COM BOLHAS NOS PÉS, FORA ÀS DORES HORRÍVEIS POR TODO O MEU CORPO.

1ª VIRGEM PRUDENTE (JUBILANTE): QUANDO ME FALARAM DO NOIVO, SENTI QUE MINHA ALMA ESTREMECEU DENTRO DE MIN, NUM JUBILO, QUE NÃO TENHO PALAVRAS, PARA DESCREVER. NUNCA ME SENTI TÃO FELIZ, EM TODA A MINHA VIDA. SE TIVER DE CAMINHAR, O QUANTO MAIS FOR NECESSÁRIO, EU IREI, O MEU CORPO EU OFEREÇO COMO SACRIFÍCIO, PORQUE SEI QUE VALE A PENA IR DE ENCONTRO AO NOIVO PROMETIDO.

2ª VIRGEM INSENSATA (INCRÉDULA): É O QUE DÁ ACREDITAR EM TUDO QUANTO É PROMESSA. PORQUE TEMOS QUE PROCURAR O NOIVO? NÃO SERIA MAIS SENSATO, MAIS FÁCIL, AGUARDA-LO, ATÉ A SUA CHEGADA ATÉ NÓS?

2ª VIRGEM PRUDENTE (CORAJOSA) ESTOU PERPREXA COM VOCÊS, A ORDEM É DE IRMOS AO SEU ENCONTRO, NÃO IMPORTA ONDE É QUE ELE ESTEJA. TENHO A CERTEZA, QUE ELE NOS AGUARDA EM UM DETERMINADO LUGAR, PREPARADO PARA NOS RECEBER, O LOCAL DA GRANDE FESTA, POIS NÓS SABEMOS O QUANTO ELE É RESPONSÁVEL, PELA ORGANIZAÇÃO DO GRANDE BANQUETE E DA CONSTRUÇÃO DE NOSSAS MORADAS. SAIBAM, QUE ELE ESTA TRABALHANDO INCANSAVELMENTE EM NOSSO FAVOR. NÃO NOS CUSTA NADA CONTINUAR A NOSSA CAMINHADA, AINDA QUE AOS NOSSOS OLHOS, SEJA LONGA E CANSATIVA.

3ª VIRGEM INSENSATA (DESILUDIDA): PRA MIN NADA DISSO FAZ DIFERENÇA, JÁ ESTOU ACOSTUMADA A VIVER ILUDIDA, COM TANTAS PROMESSAS. QUANDO ME FALARAM DO NOIVO, SENTI, QUE ESTARIAM FANTASIANDO DEMAIS, E NÃO ESTOU ENGANADA. VEJA ONDE ESTAMOS, LONGE DE TUDO E TODOS, NESTE FINAL DE MUNDO, ONDE O TEMPO SIMPLESMENTE PAROU DE EXISTIR.

3ª VIRGEM PRUDENTE (ORGANIZADA) TUDO EM MINHA VIDA, FAZ A DIFERENÇA, POIS ME PREOCUPO SEMPRE EM ME RENOVAR, NÃO ME ACOSTUMO À ROTINA, LUTO PARA ORGANIZAR TUDO QUE O QUE ME CHEGA ÀS MÃOS, AINDA QUE AS TAREFAS MAIS SIMPLES. QUANDO ME FALARAM DO NOIVO, ABRI MEU CORAÇÃO, POIS SEI, QUE TUDO QUANTO FALARAM, AINDA É POUCO, PARA REVELAR O QUANTO ELE É PRA MIN, POIS NA VERDADE, COM ELE, VEREI MUITO MAIS. TENHO A CERTEZA, MEU CORAÇÃO JAMAIS ME ENGANOU.

4ª VIRGEM (INSENSATA INDIFERENTE) VIM, PORQUE NÃO TINHA NADA A PERDER. LÁ ONDE ESTAVA, ERA UM INFERNO DE VIDA. NADA ACONTECIA, TUDO SE REPETIA AUTOMATICAMENTE, TODO DIA A MESMA COISA. QUEM SABE, ESTE NOIVO PROMETIDO PRA NÓS, NOS TRAGA UMA VIDA MELHOR, COM MAIS AÇÃO E AVENTURA.

4ª VIRGEM PRUDENTE (VISÃO) VIM PARA GANHAR, POIS ONDE ESTAVA NADA TINHA. O INFERNO RONDAVA A MINHA PORTA, TUDO ACONTECIA AO CONTRÁRIO, PARA ME CONTRARIAR, MAS NADA ME ABALAVA, SEMPRE CONTINUEI FORTE, ACREDITANDO, QUE UM DIA, MINHA VIDA IRIA MUDAR. ESTOU INDO DE ENCONTRO AO NOIVO, NÃO PREOCUPADA COM AÇÃO, ADRENALINA E FORTES AVENTURAS, MAS NO DESEJO DE PODER TRABALHAR, SER ÚTIL, COM A EXPERIÊNCIA E O CONHECIMENTO, QUE OBTIVE DE ONDE VIM E VIVI ATÉ AGORA.

5ª VIRGEM INSENSATA (AMBICIOSA) SÓ ESPERO QUE ELE TENHA UMA MORADA DIGNA, NUM LUGAR DE PURO CONFORTO, DE BELEZA IMPAR, DE LUXÚRIA FORA DE SÉRIE, PORQUE JÁ ESTOU CANSADA DE VIVER RODEADA DE MISÉRIA. SINTO ARREPIO, SÓ DE PENSAR, DE ONDE VENHO, POIS LÁ POBREZA, ERA SINÔNIMO DE FARTURA. EU VIVIA NO MEIO DO LIXO, COMENDO RESTO. PRA MIN CHEGA! POIS EU QUERO DE HOJE EM DIANTE COMER DO BOM E DO MELHOR.

Pastor Lauro barbosa
Enviado por Pastor Lauro barbosa em 12/12/2013
Código do texto: T4608722
Classificação de conteúdo: seguro