2º Chamado dos Povos da Floresta

O Chamado dos Povos da Floresta é um encontro organizado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), para debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de quem vive nas florestas da Amazônia.

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) é uma entidade que representa o movimento social extrativista da Amazônia e/ou Região Norte e mantém articulação com outros movimentos extrativistas, a exemplo da Comissão Nacional das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras, Movimento das Quebradeiras de Coco de Babaçu.

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) foi criado em 1985, no 1º Encontro Nacional de Seringueiros, realizado em Brasília. A entidade surgiu pelo empenho do líder seringueiro Chico Mendes. Desde sua criação esteve fortemente ligado aos movimentos populares, com ideologia política de esquerda e forte atuação junto a entidades classistas de defesa dos direitos de trabalhadores rurais, comunidades quilombolas e povos indígenas.

Atualmente, o ativista social Joaquim Corrêa de Souza Belo ocupa a presidência do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). Ele tem longa história em defesa das comunidades ribeirinhas e camponesas do estado do Amapá. A pedagoga Edel Nazaré de Moraes Tenório é a vice-presidente do CNS. Antes de ocupar esse cargo ela atuou intensamente em projetos de capacitação e desenvolvimento socioambiental voltados para as populações tradicionais no estado do Pará.

A 1ª edição do Chamado dos Povos da Floresta do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) aconteceu, entre os dias 05 e 06 de agosto de 2011, na comunidade de Estância que fica na parte da Reserva Extrativista de Terra Grande Pracuúba, situada no interior da Ilha de Marajó, município de São Sebastião da Boa Vista, a 230 km de Belém.

A 2ª edição do Chamado dos Povos da Floresta do CNS aconteceu na Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, também na Ilha de Marajó, que é considerada hoje um dos locais mais carentes de assistência por parte do poder público.

Com a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2013, o município de Melgaço ganhou destaque nos principias veículos de comunicação como o pior de todos os municípios do Brasil. Infelizmente, o município de Melgaço é reconhecido por apresentar baixíssimos indicadores de qualidade de vida. Há vários anos sua população é considerada uma das mais pobres do país. Melgaço possui atualmente a maior taxa de analfabetismo, e um dos maiores índices de violência contra a mulher, crianças e idosos. Como se isso tudo não bastasse, esse é um dos locais com maiores registros de escalpelamentos - um acidente horrível fruto das condições precárias das embarcações. Esse mal atinge principalmente mulheres e crianças que perdem seus cabelos ao se enroscarem no eixo do motor dos barcos. Assim, a RESEX Gurupá-Melgaço recebeu o triste título de “a Reserva do Pior IDH do Brasil”.

A 2ª edição do Chamado dos Povos da Floresta do CNS aconteceu, entre os dias 28 e 29 de novembro de 2013, na Vila do Tonhão, às margens do rio Laguna, no entorno da Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, contando com a participação de representantes do alto escalão de Brasília, como os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello; além do secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo de Sant'Ana; e o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral. O Superintendente do Patrimônio da União do Pará, Lélio Costa da Silva e a Coordenadora Geral da Amazônia Legal, Patrícia Cardoso, representaram o Ministério do Planejamento.

O ICMBIO apoiou a organização do evento com a presença de vários servidores, como o próprio presidente, Roberto Ricardo Vizentin; o Coordenador Regional de Belém, Fernando Peçanha Júnior; o chefe da RESEX Gurupá-Melgaço, Jaimirton Luiz da Silva Vaz "Tinho"; o chefe da RESEX Mapuá, Antônio Carlos Moura da Silva; e o chefe da RDS Itatupã-Baquiá, Pedro Alves Vieira "Tapuru".

O 2º Chamado dos Povos da Floresta aconteceu na vila do Tonhão, às margens do rio Laguna, quando estiveram presentes mais de 1000 extrativistas de diversas Unidades de Conservação dos estados da Amazônia, que apresentaram inúmeras reivindicações, melhorias em relação à saúde, educação, transporte e segurança, regularização fundiária, criação de novas RESEX, planos de manejo florestal, energia elétrica através do programa “Luz Para Todos”, entre outras questões.

O tema dessa 2ª edição é “Conservar a Floresta e Proteger a Vida”, que é uma referência aos 25 anos da morte do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em Xapuri, no Acre, no dia 22 de dezembro de 1988.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Novembro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 28/11/2013
Reeditado em 01/12/2013
Código do texto: T4590834
Classificação de conteúdo: seguro