1º Chamado dos Povos da Floresta

O Chamado dos Povos da Floresta é um encontro organizado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), para debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de quem vive nas florestas da Amazônia.

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) é uma entidade que representa o movimento social extrativista da Amazônia e/ou Região Norte e mantém articulação com outros movimentos extrativistas, a exemplo da Comissão Nacional das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras, Movimento das Quebradeiras de Coco de Babaçu.

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) foi criado em 1985, no 1º Encontro Nacional de Seringueiros, realizado em Brasília. A entidade surgiu pelo empenho do líder seringueiro Chico Mendes. Desde sua criação esteve fortemente ligado aos movimentos populares, com ideologia política de esquerda e forte atuação junto a entidades classistas de defesa dos direitos de trabalhadores rurais, comunidades quilombolas e povos indígenas.

O ambientalista Atanagildo de Deus de Matos, popular "Gatão", é o atual presidente do CNS. Ele tem longa experiência na luta dos povos da floresta, tendo sido inclusive o responsável pela criação de várias Reservas quando ocupou a chefia do Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT).

A 1ª edição do Chamado dos Povos da Floresta do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) aconteceu, entre os dias 05 e 06 de agosto de 2011, na comunidade de Estância que fica na parte da Reserva Extrativista de Terra Grande Pracuúba, situada no interior da Ilha de Marajó, município de São Sebastião da Boa Vista, a 230 km de Belém.

O 1º Chamado dos Povos da Floresta reuniu mais de 300 extrativistas, quebradeiras de coco, pescadores e ribeirinhos de diversas comunidades da Ilha de Marajó e de outras localidades do Pará, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Acre, Amapá, Tocantins e Roraima.

Esse evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence; Ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Mônica Vieira Teixeira; Secretária do Serviço de Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, Paula Motta Lara; assessora da Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, Deise Benedito; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Eng. Rômulo José Fernandes Barreto Mello; Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Roberto Ricardo Vizentin e Secretário de Biodiversidade, Bráulio Dias, do Ministério do Meio Ambiente (MMA); ex-governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa; representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Daniela Fernandes; além de deputados federais, estaduais, vereadores, representantes de instituições públicas federais no Estado do Pará e o prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Brabo.

Antes do início dos debates, os participantes fizeram 30 segundos de silencio e 30 segundos de barulho como protesto pela morte do casal de ambientalistas José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, em maio de 2011, no município de Nova Ipixuna, na região sul do estado do Pará.

A pauta de reivindicações foi extensa. Regularização fundiária, planos de manejo, violência, gestão das reservas extrativistas e criação de novas áreas foram alguns dos temas debatidos.

Nesse encontro ficou firmado a criação de um grupo de trabalho interministerial que elaboraria o Plano Nacional de Fortalecimento do Extrativismo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Novembro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 28/11/2013
Reeditado em 29/11/2013
Código do texto: T4590827
Classificação de conteúdo: seguro