Lendas na Escola

As Lendas são narrativas simples e curiosas transmitidas ao longo das gerações por meio de relatos orais e escritos.

Algumas dessas narrativas têm origem nas tradições portuguesas, outras foram trazidas e incorporadas a nossa cultura pelos escravos africanos, mas boa parte delas nasceu aqui mesmo entre os numerosos povos indígenas que habitavam essas terras séculos antes do Descobrimento.

Foi essa influência mestiça da cultura brasileira que tornou nosso folclore tão rico e diversificado. Cada um desses povos contribuiu para o surgimento de dezenas de Lendas, que tratam dos mais variados assuntos. Um parte das Lendas brasleiras fala de seres mágicos, como o Curupira, o Boitatá, o Saci-pererê e a Iara. Outras descrevem a origem de elementos do cosmo (sol, lua, estrelas, cometas etc.), fenômenos da natureza (dia e noite, chuva, arco-íris, eclipse etc.), até o aparecimento de animais e plantas.

Em geral, essas estórias apresentam linguagem simples e poética, retratando situações engraçadas e curiosas que carregam inúmeros ensinamentos. Essas características permitem que elas sejam utilizadas das mais diversas formas na formação de novos saberes.

Até os dias de hoje existem muitos mistérios da vida e da natureza que mesmo os mais sábios cientistas têm dificuldades de explicar. Imagina para o professor tentar abordar tais temas em sala de aula.

As Lendas podem ser utilizadas para enriquecer o ensino em diversas disciplinas do ensino médio e fundamental, especialmente em temas transversais, como: saúde, meio ambiente, sexualidade, portadores de necessidades especiais, questões de gênero, direitos dos idosos etc.

O caráter lúdico e criativo das Lendas são um atrativo ímpar para o envolvimento das crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem. Teatro de fantoches, dramatizações, colagens, desenhos, composições musicais, poesias, danças, competições ... são infinitas as possibilidades de uso e aplicações dos temas e conhecimentos presentes nas Lendas.

Além de aguçar a curiosidade e criatividade dos estudantes, outra possibilidade que o uso dessas fábulas oferece aos educadores é a oportunidade de envolvimento dos pais e familiares nas ações e projetos da escola, tendo em vista que essa temática contribui para aproximação das diferentes gerações, além de permitir a valorização e resgate das tradições locais.

Especialmente nos dias de hoje, nos quais a Escola passa por crises e limitações para alavancar a qualidade do ensino, a utilização de Lendas como parte das atividades pedagógicas tem se demonstrado como uma eficiente ferramenta no apoio aos profissionais que tanto almejam por subsídios teóricos e práticos na sua nobre missão de educar !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Novembro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 06/11/2013
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T4559949
Classificação de conteúdo: seguro