Lendas e Mitos

As Lendas e os Mitos são uma parte importante do rico folclore brasileiro, pois por meio dessas fábulas é possível conhecer um pouco da diversidade cultural e social de nosso imenso país.

As Lendas e os Mitos são narrativas tradicionais passadas de geração a geração através de relatos orais ou escritos. Tratam de muitos temas que vão desde a origem de elementos do cosmo (lua, sol, estrelas, arco-íris, trovão etc.), passando pelo surgimento de seres mágicos (Curupira, Iara, Boitatá, Saci-pererê etc.) até o aparecimento de animais e plantas (pirarucu, sabiá, mandioca, açaí, erva mate etc.).

Algumas dessas narrativas têm origem nas tradições portuguesas, outras foram trazidas e incorporadas a nossa cultura pelos escravos africanos, mas boa parte delas nasceu aqui mesmo entre os numerosos povos indígenas que habitavam essas terras séculos antes do descobrimento.

Em geral, essas estórias apresentam linguagem simples e poética, retratando situações engraçadas e curiosas que carregam inúmeros ensinamentos.

Muita gente nem tem ideia do valor que as estórias das Lendas e dos Mitos possuem. Por traz de cada personagem e aventura existem preciosas informações que podem passar despercebidas para aqueles que não conhecem bem a realidade da época e da cultura aonde essas narrativas surgiram.

As Lendas e os Mitos nos permitem conhecer os valores e costumes de outros povos, o que nos leva a refletir sobre o nosso próprio modo de vida e nos faz respeitar melhor aqueles que são diferentes de nós !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Novembro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 06/11/2013
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T4559942
Classificação de conteúdo: seguro