QUEM SOU

Hoje, eu posso dizer, sem dúvida e sem medo, que cheguei a um nível de consciência em que a opinião dos outros sobre mim não modificará o que sou. Os elogios não me envaidecem mais; as críticas não me diminuem nem me abalam mais. Os outros, inevitavelmente, pensarão alguma coisa sobre mim, não importa o que eu faça ou deixe de fazer. Muitos me criticarão; outros me aprovarão. Eu, porém, sigo o meu caminho.

Digo mais: cheguei à fase da minha vida em que eu sei tudo o que eu quero e tudo o que eu não quero. Por algum tempo, eu fui indeciso a respeito do meu próprio ideal nesta vida.

Reconheço já ter dito muita coisa que nunca deveria ter dito a respeito de mim mesmo. Já menti para mim mesmo. Hoje, porém, tenho certeza de que conheço muito bem o meu ideal e a minha missão nesta vida. Digo isso porque mergulho em mim mesmo. Amo a introspecção. Ainda que eu não consiga o que eu mais desejo, eu jamais deixarei de amar e desejar o que eu mais amo e mais desejo nesta vida. Mas, como dizia Gandhi, “o desejo verdadeiro e sincero do coração é sempre realizado”.

2013 é e será um ano muito significativo na minha vida.

Sou amante desta vida, apesar de todos os problemas existentes neste mundo. Amo todos os seres humanos, indistintamente. Defendo a sublimidade da entrega total e recíproca de um homem a uma mulher. Ainda acredito no amor. Quero sempre acreditar.

Vejo que o mundo está carente do verdadeiro amor. Poucas pessoas reconhecem que foram feitas pelo Amor e para o amor. Acredito em Deus e em sua ação providencial no universo.

Agradeço a Deus por me dar o dom da palavra. Esse dom é utilizado para expressar, com clareza, os meus pensamentos, sentimentos, ideias, ideal. Jamais usarei o dom da palavra para enganar. Parafraseando Sócrates, o meu dom da palavra é usado para expressar aquilo em que eu acredito.

Cantar é, para mim, uma forma de expressar o meu amor a Deus e à vida. Quando canto na Igreja, eu canto com todo o meu ser. Nas minhas viagens ao trabalho, eu vou e volto cantando músicas que falam sobre a vida. Sou apaixonado pela existência.

A minha formação filosófica e o meu amor à matemática me ajudam a estruturar bem o meu pensamento e a pensar com coerência sobre este mundo.

As dicas de português que eu publico na internet têm o objetivo de informar. Através dessas informações, as pessoas poderão se expressar adequadamente de acordo com o meio em que estão.

Não tenho a pretensão de que todo mundo pense igual a mim. A beleza está na “harmonia da diversidade”. Se você pensar igual a mim, tudo bem! Se você não pensar igual a mim, tudo bem! Viva a liberdade com responsabilidade!

A poesia é um dom muito precioso que Deus me deu. Por isso, já rasguei (dei fim a) muitos poemas que eu fiz, porque reconheci que os fiz baseado naquilo que NÃO ERA a verdadeira expressão da minha interioridade. Poetizarei apenas para expressar aquilo em que eu acredito.

Vejo a corrupção arraigada em todos os setores sociais. A política perdeu espaço para a politicagem. Muitas Igrejas cristãs buscam apenas interesses comerciais. Eis por que (razão) existe uma grande busca por adeptos.

Lamento o fato de muitas pessoas não darem espaço para outras. Muitos querem que seus interesses prevaleçam sobre os dos outros. Muitos não querem escutar; querem apenas falar. Que triste! Que lamentável!

Muitas famílias estão desestruturadas. Sendo assim, a sociedade só pode ser um lugar perigoso. Infelizmente, o homem continua sendo “o lobo do próprio homem”, como dizia Thomas Hobbes.

Agradeço a Deus o dom da vida. A vida e o amor são os maiores e melhores tesouros que a humanidade pode ter.

Apesar de tudo, sou um homem feliz!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 29/10/2013
Reeditado em 29/10/2013
Código do texto: T4547139
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.