“A IMPORTANCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FISICA NO PROCESSO DOCENTE-EDUCATIVO DOS ALUNOS COM LIMITAÇÕES FÍSICO-MOTORAS DA 10ª CLASSE DA ESCOLA DO II CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO - ENSINO GERAL DO BALOMBO”
RESUMO
O presente ensaio aborda o tema “Importância da disciplina de educação física no processo docente - educativo dos alunos com limitações físico - motor da 10ª classe da Escola do II ciclo do ensino secundário-ensino geral do Balombo, a escolha do mesmo justifica-se pele pertinência do mesmo no primado da “educação para todos”advogado pela UNESCO. Assim se definiu como problema de investigação: Que influência exerce a disciplina de educação física no processo docente - educativo dos alunos com limitações físico-motoras da 10ª classe da Escola do II ciclo do ensino secundário-ensino geral do Balombo? Tendo como objectivo geral: analisar a influência da disciplina de educação física no processo docente educativo dos alunos com limitações físico-motoras da 10ª classe da escola do II ciclo do ensino secundário - ensino geral do Balombo. Os métodos utilizados foram os teóricos e os empíricos. A pesquisa é do tipo descritivo dado que seu objecto de investigação assenta-se na analise descritiva do processo docente-educativo dos alunos com limitações físico-motoras realizado na escola do II ciclo do ensino secundário - ensino geral do Balombo. Assim como o campo de acção da investigação incidiu-se sobre a importância da referida Disciplina, numa abordagem que se revela preponderante a medida em que contribuiu para alargar o leque de fundamentos teóricos sobre o problema em estudo e apresentar elementos sugestivos que podem ajudar na actuação dos professores de educação física nas práticas docentes através de acções de refrescamento metodológicos e actualização pedagógica de modo a garantir a integração dos alunos com limitações físico - motoras nas aulas práticas de educação física na escola supra - citada. Para alcançar tal desiderato, o trabalho está estruturado por dois capítulos: I capítulo – fundamentação teórica, onde se apresenta a abordagem de vários autores sobre a problemática em estudo e o II capítulo – análise e tratamento dos resultados da investigação, onde se apresenta os resultados da recolha de dados e o tratamento do mesmo, seguindo-se das conclusões, sugestões, bibliografia e anexos.
Palavras-chave: educação física, educação física, processo docente - educativo, aluno, limitação físico - motora, inclusão e escola.
SUMMARY
This research addresses the topic "importance of physical education discipline in teaching process-students ' education with physical limitations of engine10th classthe school of the second cycle of secondary education-general education of Balombo, choosing the same is justified by pertinencia in primacy of "education for all" lawyer by UNESCO. So if defined as research problem: what influence exêrce the discipline of physical education in teaching process-students ' education with physical limitations of the tenth school class motor of the II cycle of secondary education-general education of Balombo? As a general objective: to analyze the influence of physical education discipline in teaching educational process of students with physical limitations-driven of the tenth school class of secondary school cycle II-general education of Balombo. The methods used were the theoretical and the empirical. The research is descriptive-type since its under investigation is based on the descriptive analysis of the teaching process-students ' education with physical limitations-driven held at school of the junior high II-general education of Balombo. As well as the scope of the investigation focused on the importance of this Discipline, in a aboradagem that reveals the extent to which leading contributed to widen the range of theoretical principles about the problem in study and introduce evocative elements that can help in performance of physical education teachers in teaching practices through methodological and pedagogical update refresh to ensure the integration of students with physical limitations in practical classes of motor physical education in school above-cited. To achieve such desideratum, the work is structured by two chapters: chapter I – theoretical foundation, which presents the approach of various authors on the problematic in study and the chapter II – analysis and processing of research results, which presents the results of EC data collection and the treatment of the same, followed by the conclusions, recommendations, bibliography and annexes.
Keywords : physical education, physical education, teaching-educational process, student, physical limitation, inclusion and motor school