A Lenda da Estrela Cadente

As Lendas são narrativas simples e curiosas que transmitem ao longo das gerações o acontecimento de fatos que muitas vezes as pessoas do passado não tinham explicações, como o surgimento da Terra, a criação dos seres humanos, a separação do dia e da noite, a criação das estrelas e diversos fenômenos da natureza.

Entre os povos indígenas da Amazônia existem muitas Lendas interessantes, como é o caso da estória que explica a origem das estrelas cadentes.

Assim diz a Lenda da Estrela Cadente: no início do mundo o céu noturno era praticamente vazio e sem brilho, pois nele só existiam a Lua e umas poucas estrelas.

As estrelas se sentiam solitárias e passavam todas as noites olhando para a Terra. Elas viam belos rapazes nas muitas tribos da Amazônia e acreditavam que seriam mais felizes se eles viessem morar com elas no céu.

Os raios de luz das estrelas têm o poder de seduzir e encantar os moradores da Terra. Assim, todas as noites elas ficam piscando, tentando chamar atenção de belos rapazes.

Quando a estrela percebe que algum índio está olhando para o alto, admirando sua beleza, ela desce a Terra e se transforma numa linda jovem. Num piscar de olhos ela se transforma numa estrela cadente e vai ao encontro de seu admirador.

O índio, que já estava encantado só de olhar a beleza da estrela ao longe, fica ainda mais apaixonado na presença da bela moça. Depois de trocarem olhares, os dois começam a conversar e a namorar.

Eles passam o resto da noite juntos e antes do dia amanhecer a bela moça retorna para o céu levando também o jovem índio. Dessa forma o céu está cada vez mais cheio de brilho e beleza, pois a cada noite um jovem rapaz é levado para viver em companhia de uma brilhante estrela.

É por isso que de vez em quando uma estrela cadente risca os céus da grande floresta amazônica. Isso acontece sempre quando uma delas desce a Terra em busca de seu grande amor, que depois é levado para viver para sempre no céu.

Até os dias de hoje muitos casais ficam namorando à noite, sentados nos bancos das praças e parques, olhando atentamente para o alto, tentando ver no céu alguma estrela cadente, pois eles querem que seu amor brilhe eternamente !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Outubro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 18/10/2013
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T4531206
Classificação de conteúdo: seguro