A Lenda do Japuaçu: o Conquistador do Fogo

A Lenda do Japuaçu é uma das mais interessantes narrativas dos povos da Amazônia. Ela descreve como os índios tiveram acesso ao fogo, que é um elemento imprescindível para a sobrevivência humana.

Assim diz a Lenda do Japuaçu: no principio os índios ficavam apavorados quando o sol se punha no horizonte, pois eles não tinham o fogo para afastar o frio e os perigos da escuridão da noite. Naquela época, os indígenas só tinham acesso ao fogo quando um raio caía do céu e iniciava um incêndio na floresta.

Toda vez que os índios viam algum sinal de fumaça, saíam correndo em direção ao incêndio para acender uma tocha que eles carregavam com bastante cuidado. Mas, essa tarefa de guardar o fogo não era nada fácil, pois a Amazônia é um dos lugares que mais tem chuvas no mundo. Bastava começar uma chuva forte e as fogueiras e tochas se apagavam rápido. Quando isso acontecia, os índios precisavam esperar outro raio cair do céu e um novo incêndio começar na mata para eles terem acesso ao fogo. Essa situação era muito difícil e penosa.

Certo dia, o pajé da tribo pensou um plano para resolver aquela dificuldade. Ele escolheu o guerreiro mais forte e valente da aldeia para subir ao céu em busca do precioso elemento, que era guardado pelo raio. Para cumprir aquela missão, o pajé fez uma poção mágica que, ao ser bebida, transformou o bravo guerreio num belo pássaro, que voou às alturas para lutar com o raio e trazer o fogo para a Terra.

Depois de grande luta com o raio, o belo pássaro retornou vitorioso do céu com uma porção de fogo, que ele trouxe presa ao bico.

Quando o pássaro chegou à aldeia, os índios tiveram uma grande alegria. O pajé rapidamente pegou a porção de fogo e transferiu seu poder para as pedras e gravetos da mata. Depois, o pajé ensinou que quando os índios quisessem iniciar uma fogueira eles precisariam apenas pegar algumas pedras e batê-las umas nas outras, saindo faíscas e dando origem ao fogo. Do mesmo jeito, era só pegar os gravetos e esfregá-los em um pedaço de madeira seca para iniciar as chamas de uma bela fogueira.

Os índios estavam bastante felizes com aquela ótima conquista, mas quando o valente guerreiro voltou à forma humana todos tiveram enorme susto. Ele estava com o rosto deformado pelo fogo celeste. Aquele trauma foi pesado demais para o jovem guerreiro. Antes daquela tragédia ele era admirado por sua beleza. Agora todos se assustavam quando viam sua face marcada pelas chamas. Ele não aceitava viver daquela forma, com o rosto marcado pela queimadura. Por isso, implorou ao pajé que o transformasse de novo num pássaro.

Foi assim que surgiu o Japuaçu de bico vermelho, cor de fogo, que é esse pássaro especial que voou alto para lutar com o raio e trazer o fogo do céu para a Terra.

Por causa da grande bravura desse jovem guerreiro, os índios tiveram oportunidade de mudar seu destino. O domínio do fogo foi algo decisivo para sua prosperidade, principalmente para aqueles índios que viviam na grande floresta Amazônica, um local cheio de desafios e perigos !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Outubro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 07/10/2013
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T4515516
Classificação de conteúdo: seguro