SAUSSURE, Ferdinand - Filósofos Modernos e Contemporâneos

SAUSSURE, FERDINAND

1857 – 1913

O Significado e o Significante

“Na vida dos indivíduos e da sociedade, a linguagem é um fator de importância maior do que qualquer outro”.

“Toda mensagem é composta por Signos”, ROMAN JAKOBSON.

Notas biográficas

Nascido na Suíça, no seio de uma família abastada, SAUSSURE teve um educação esmerada. Desde a primeira infância aprendeu inglês, grego, alemão e sânscrito e para continuar a tradição familiar estudou Física e Química na universidade de Genebra. Só depois dessa graduação é que se dedicou à disciplina que o seduziu desde a adolescência: a Linguística.

E tão estreita era a sua ligação com a mesma, que aos vinte e um anos publicou o seu primeiro livro sobre o assunto, Memória sobre as Vogais Indo-Europeias, de 1877, que teve boa aceitação entre o meio intelectual. Em seguida, 1880, defendeu sua tese de doutorado “Sobre o Emprego do Genitivo Absoluto em Sânscrito” e em 1881 assumiu a cátedra de “Linguística Comparada” na Escola de Altos Estudos, de Paris, França. Em 1886 mudou-se para a Alemanha para completar seus estudos. Em 1891 transferiu-se para Genebra, Suíça, onde lecionou na universidade homônima as disciplinas de “Linguística Indo-Europeia” e “Sânscrito”, até 1906. Entre 1907 a 1910 acrescentou aos seus afazeres alguns outros cursos de Linguística na mesma universidade da qual só se desligou ao falecer com cinquenta e cinco anos.

SAUSSURE não tinha o hábito de manter anotações e por isso deve-se aos seus discípulos CHARLES BALLY e ALBERT SECHEHAYE a organização de suas notas, o quê permitiu a elaboração e a publicação, em 1915, de sua obra master “Curso de Linguística Geral”, que é considerada a fundadora* da Linguística moderna.

Dessa obra pinçamos algumas das principais conceituações que o Filósofo consignou. Adiante as abordaremos em tópicos separados.

NOTA do AUTOR – essa consideração*, contudo, não significa que haja unanimidade sobre o mérito da mesma, pois são vários os críticos dos métodos de SAUSSURE.

O ideário. A Semiótica ou Semiologia

SAUSSURE considerava a Linguagem como um sistema composto por subsistemas de símbolos (as palavras, mas especificamente) que agem como unidades básicas do mesmo. A partir daí, seus estudos serviram de fundamento para uma nova teoria que foi chamada de Semiótica, ou Semiologia.

Essa teoria sobre os símbolos, ou signos foi desenvolvida por outros eruditos durante o século passado, dentre os quais deve ser citado ROMAN JAKOBSON* que sintetizou com a sentença “Toda mensagem é composta por Signos” a forma de abordagem da Semiótica.

Signo, símbolo ou sinal. Significante e Significado

Pode-se dizer que “signo, ou símbolo, ou sinal” é algo que tem o poder, a capacidade, de representar alguma coisa.

Para SAUSSURE essa “alguma coisa” é formado por duas partes:

01 – Significante – a forma gráfica; ou seja, a maneira, o modo de como uma palavra ou um sinal (aritmético e/ou outros) é escrita. E, também, a “imagem acústica” que se faz daquilo que é representado. Quando, por exemplo, eu escuto a palavra “rosa”, eu imagino a respectiva flor. Eu fiz, portanto, uma “imagem mental” a partir de determinado som.

02 – Significado – o que uma palavra ou um sinal significam. O que é que representam. A palavra “Rosa”, por exemplo, significa ou representa a respectiva flor.

A Linguagem segundo SAUSSURE

SAUSSURE abandonou a antiga tradição que afirmava ser a Linguagem o estudo sobre a ligação, ou sobre a relação, entre as palavras e as coisas (objetos, Seres, pensamentos, emoções, etc.).

Em lugar dessa antiga concepção, ele associou as características de um signo às operações mentais feitas pelo individuo e não mais à existência física da coisa referida. Assim, o que entendemos como “cão”, por exemplo, é a imagem acústica que formamos a partir da audição da palavra “cão”, e não o cão físico, concreto.

Arbitrariedade

A partir dessa conclusão, ele afirmou que toda mensagem, ou comunicação, é “apenas” uma associação mental entre a imagem acústica e o conceito; ou seja, uma relação entre a imagem que formamos ao ouvirmos o som de determinada palavra e aquilo que ela representa, ou significa.

Assim sendo, e justamente por ser “apenas uma concepção de nossas mentes”, não há qualquer obrigatoriedade de que a mensagem esteja vinculada a alguma lei, ou regra, ou característica que a obrigue a ser fiel a alguma analogia, ou a algum aspecto da natureza física, material, concreta.

Também inexiste qualquer regra que obrigue a associação entre o som e a respectiva palavra.

A esse descompromisso SAUSSURE deu o nome de Arbitrariedade, já que é totalmente arbitrária a ligação entre o Significante e o Significado.

Por isso, em um determinado idioma* eu posso ter como significante o termo “dog” e noutra língua a palavra “cachorro” sem qualquer prejuízo para o significado. Nada há de particularmente canino nessas palavras, como, por exemplo, analogia com o som de um latido, de um uivo etc.

NOTA do AUTOR – em relação à formação dos idiomas, não nos alongaremos por ser um tema que está além da Linguagem em si. Sugerimos que o leitor busque esclarecimentos na Filosofia de Jacques Rousseau, dentre outros.

Imposição da Linguagem

Por estar desvinculada de qualquer associação com eventos e fatos da natureza concreta, a Linguagem não é uma habilidade natural e por isso ela é imposta pela sociedade ao indivíduo, a partir do momento que lhe são ensinadas as primeiras palavras.

Porém, a “Fala” é um ato exclusivamente voluntário, já que nada obriga o sujeito a falar. Nada pode obrigar o individuo a quebrar o próprio e desejado silêncio.

Diacronia e Sincronia

Um ponto que merece destaque no sistema de SAUSSURE refere-se à utilização dos termos acima para diferenciar os estudos da disciplina:

01 – Diacronia – titulo dado aos estudos que não se limitam a certo período de tempo. Os estudos que investigam a linguagem durante o correr de todo o Tempo.

02 – Sincronia – o contrário do anterior. Ou seja, as investigações feitas sobre a linguagem vigente em épocas específicas.

No primeiro caso, estudam-se as características, a composição e o desenrolar histórico dessa capacidade humana. No segundo, os fatos característicos da linguagem em certo momento da história.

Correntes Linguísticas

Recapitulando brevemente, vemos que:

A Linguagem é formada pela fala + a língua, ou idioma.

Os idiomas são formados pelos signos, ou seja, pelas palavras e pelos outros sinais, como, por exemplo, a vírgula, o ponto de exclamação, o sinal de mais etc.

Os signos, por sua vez, são formados pelo significante + significado.

Não obstante a sua grande importância, observamos que as divisões acima se mostraram limitantes e limitadas para se aprofundar e padronizar os estudos linguísticos.

Dessa constatação, surgiu à decisão de fragmentar os mesmos, surgindo, então, as “Correntes da Linguística”, como segue:

01 – Gerativismo – procura mostrar a capacidade que o indivíduo tem para compreender uma frase mediante um número finito de regras e elementos combinados.

02 – Pragmatismo – aborda a relação entre o discurso e a “situação comunicativa*” em que tal discurso foi produzido. Que forças atuavam sobre o indivíduo, naquele momento, para que ele fizesse aquele tipo de pronunciamento e não algum outro?

03 – Estruturalismo – o estudo que propõe ser a linguagem um sistema articulado em que todos os seus elementos estão interligados.

As Divisões da Linguística

Ainda visando aprofundar os estudos, novas tabelas classificatórias foram adotadas para que a correta definição e a nomenclatura de cada parte ficassem estabelecidas como padrão de estudo.

A seguir, essas definições:

01. Fonética – o estudo dos sons da fala.

02. Fonologia – o estudo dos fonemas.

03. Morfologia – o estudo das estruturas (do formato), da formação, das flexões (plural, feminino etc.) e da classificação (verbo, substantivo, adjetivo etc.) das palavras.

04. Sintaxe – o estudo das relações entre as palavras e entre as frases.

05. Semântica – o estudo do significado das palavras e as modificações havidas nos mesmos.

06. Lexicologia – o estudo do conjunto das palavras de um idioma.

07. Estilística – o estudo dos recursos utilizados e utilizáveis para enriquecer, ou adornar, os discursos escritos ou as oratórias. São também conhecidas como “Figuras de Linguagem”.

08. Pragmática - o estudo sobre como a fala é usada no cotidiano.

09. Filologia – o estudo da língua através dos antigos documentos escritos.

Epílogo

Apesar de não contar com a simpatia unânime do meio intelectual, a obra de SAUSSURE continua a inspirar os filósofos contemporâneos, como aconteceu com NOAM CHOMSKY que apoiou suas teses nas teorias do célebre suíço.

E além de CHOMSKY vários outros estudiosos utilizam as pesquisas e as conclusões exaradas por SAUSSURE, comprovando a importância do mesmo para o pensamento contemporâneo.

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