Vícios

Vícios: Alimentá-los ou não?

Existe uma parte indissociável em hábito saudável, impulso aleatório entre possibilidades e, enfim, por entre vícios. Entremeados em cada ser e misturados aleatoriamente no ambiente social, seja qual for a ação ou seja qual for a origem impulsionadora do ato, somente uma consequência futura poderá explicar os meios, origens, motivos.

Sabe-se que de cada maneira de agir de cada pessoa que vem de encontro à reação sua, do sujeito interlocutor, não há senão que confiar ou negar confiança; pois, os pensamentos estão recônditos e não é possível predizer a intenção de cada um, a não ser do ser já anteriormente conhecido, por este já ter por conhecido seus próprios atos de outros carnavais.

Criam-se na memória questões de alimentar ou não os vícios de cada um. E, ainda, em que situações agir de tal ou qual maneira, pois criou-se a (falsa) necessidade de reagir às expectativas externas, satisfazer vontades egoístas, ou deixar-se ser quem é para agradar a terceiros. Em outras palavras, deixou que a sí tornasse palhaço com a própria cabeça em forca - de um reino inexistente -, ao querer agradar, ser "amado", e ao invés de "suor de merecimento" fazer "a vergonha da bajulação"; desejo oculto que a ti fere mais do que agrada em ânsia de carência desmedida.

É preciso um modelo de programação para isso.

Embora seja duro realizar para um - de adivinhar as próprias misérias; transformar poeira, destroço e escombros; suceder-se na arte do autoconhecimento -, é impossível tentar abraçar o mundo. Santos só foram santos depois que morreram, pois a caminhada é árdua e não é em vão, afinal, são todos eles Santos.

Enxerga-te a sí mesmo! Aponta a luneta para dentro de teu coração e observa em vigília para onde vai a mente; "Conhece-te a tí mesmo", exclamara certa vez Sócrates.

Se pensamentos não podem ser mapeados ou lidos a olho nu, é preciso contar com as ferramentas que lhe cabem. Os dias são teu aliados, concentra-te no propósito de elevação espiritual

Enfim, despreocupa-te, ainda se esse teu hábito momentâneo é vício ou virtude;

Observa atentamente pois;

entre angústia e suor,

anseio e alívio,

vontade e vitória,

dúvida e fé,

cada passo do percurso te esclarecerá.

Thome
Enviado por Thome em 30/09/2013
Código do texto: T4504281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.