A Lenda do Girassol

O Sol é o astro-rei do céu, pois ele reina soberano e majestoso entre todos os corpos celestes. Enquanto a noite é iluminada pela Lua e milhões de estrelas, durante o dia apenas o Sol aparece brilhando nas alturas.

O brilho do Sol é tão forte e intenso que ilumina tudo ao seu redor, tornando os demais corpos celestes imperceptíveis. Desde o começo do mundo a beleza do Sol fascina e encanta a todos os seres humanos, servindo de inspiração para obras de arte, pinturas, poesias, músicas, contos, desenhos animados, estórias em quadrinhos, filmes, entre muitas outras coisas.

É justamente sobre o poder encantador do Sol que surgiu entre os índios brasileiros uma bela narrativa: a Lenda do Girassol.

Assim diz a Lenda do Girassol: durante a criação do mundo houve a separação do dia e da noite, de modo que o Sol e a Lua ficaram para reinar cada um em uma metade do tempo. O Sol sempre foi considerado mais importante que a Lua. Quando ele nasce no horizonte toda a natureza desperta. Sua claridade vai tomando conta da paisagem, dissipando a escuridão da madrugada. Seus raios aquecem a Terra e tornam o dia cheio de agitação, barulho e movimento. Na escuridão da noite o silêncio e o frio prevalecem na natureza, levando os homens e animais a se recolherem para descansar e dormir.

Poucos são aqueles que não têm o privilégio de ter a companhia da beleza do majestoso Sol, e entre esses poucos desafortunados estão as estrelas do céu. Logo que o Sol aparece no horizonte as estrelas vão sumindo. Essa é uma regra celeste imposta pelo Criador. Por isso, as estrelas não podem estar lado a lado com o astro-rei.

Mas, uma estrelinha estava tão apaixonada pelo Sol que sempre fazia de tudo para ser a primeira a aparecer no final da tarde, antes que o Sol se escondesse. Ela desejava desfrutar da companhia de seu amado, mas os poucos momentos que ela tinha não eram suficientes. Assim, toda vez que o Sol se punha no horizonte a estrelinha apaixonada chorava muito.

A Lua via a estrelinha chorando e tentava consolá-la. Ela dizia que as estrelas nasceram para brilhar à noite, acompanhando a Lua na sua jornada noturna, e que não havia razão para aquela paixão tão absurda. No entanto, a estrelinha não dava atenção para aquelas palavras, pois para ela a única coisa que importava era o seu amor pelo Sol. Ela amava cada raio do Sol como se fosse a única luz da sua vida.

Certo dia, a pequena estrela procurou um Cometa para conversar. Ela desejava encontrar uma solução para poder viver olhando o Sol, sentindo seus raios intensos, todos os dias, para sempre !!!

Mas, o Cometa disse à estrelinha que aquele sonho era impossível, a não ser que ela deixasse de lado sua vida no céu noturno, abandonando as suas outras amigas estrelas e a grande rainha da noite, a Lua. Para realizar seu sonho, a estrelinha deveria deixar seu lar celeste e ir morar na Terra.

A estrelinha não pensou duas vezes, aceitou a proposta. Assim, o Cometa viajou com ela percorrendo os quatros cantos da Terra, escolhendo um lugar especial aonde a estrelinha pudesse cair. Quando eles acharam um bom lugar, a estrelinha virou uma estrela cadente e riscou as nuvens brancas caindo na Terra.

Ela caiu num solo bem fértil e em poucos dias cresceu na forma de uma bela planta bem verde e viçosa. O mais surpreendente de tudo é que essa planta deu origem a uma linda flor, com pétalas douradas, da cor do Sol.

Essa bela flor todos os dias se abre ao amanhecer e segue o giro do Sol no céu. Ela vai devagarinho acompanhando em sincronia o movimento do Sol, sempre em busca de cada um dos seus raios de luz.

Desde essa época o Girassol é a flor mais parecida e a que tem maior afinidade com o Sol. Desde o nascente até o poente o Girassol está sempre de frente captando cada raio de luz solar. Essa sincronia é a prova do amor vivo daquela pequena estrela que todos os dias segue apaixonada pelo astro-rei.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Setembro de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 29/09/2013
Código do texto: T4503546
Classificação de conteúdo: seguro