REFLETINDO SOBRE O PASSADO E O VERDADEIRO IDEAL

Somente o passado é capaz de mostrar quem somos. No passado está a chave para descobrirmos o pensamento, o sentimento e o ideal de um homem. Não se conhece alguém apenas analisando o presente desse alguém. Para se chegar ao presente, o passado foi indispensável. O passado é o alicerce de um homem. O presente é a possibilidade de realização.

Se descobrirmos onde um homem depositou e continua depositando, apesar das dificuldades do momento atual, a sua maior atenção, descobriremos onde está o tesouro desse mesmo homem.

Há atenções passageiras; há outras permanentes. O essencial, mesmo distante, permanece no homem. O ideal não se esquece. Já fiz um poema falando sobre isso. Está no Recanto das letras. Procure-o na minha página, na categoria “Poesias”. Depois, clique em “AMOR IDEAL”. É um exemplo de que o ideal não se esquece, nem se esconde, ainda que tentemos escondê-lo, como no poema eu tento esconder. Há, também, EM BUSCA DO IDEAL.

Há fatos e momentos históricos que são esquecidos. Outros serão para sempre recordados, ainda que somente para si mesmo. Ninguém consegue descobrir o que é, esquecendo o que lhe ajudou a estar sendo. Um homem pode até não conquistar o seu ideal, mas nunca deixará de desejá-lo do fundo do seu coração e da profundidade do seu ser. Um homem pode até tentar disfarçar o que mais deseja, porém nunca deixará de desejá-lo. Mas, como saber o que se deseja de verdade? Olhando para a mente e o coração. Quando o coração e a mente querem a mesma coisa, é isso o que o homem quer. Coração e mente devem estar em harmonia. Coração e razão devem querer a mesma coisa. Quando isso acontece, o que você deseja é o seu ideal.

Gosto muito de história, porque “a história é a mestra da vida”, já dizia alguém. Ela mostra quem é a humanidade, quem são os homens. A história nos ajuda a analisar o presente. Ela não nos engana. Somos nós que, às vezes, tentamos nos enganar. Por isso, quando quero entrar em mim mesmo, fazer uma introspecção, descobrir quem sou, o que quero e o que sinto, eu analiso a minha história. Lembro-me de todo o meu percurso anterior. Aí, encontro a orientação certa para a minha vida. Há coisas passadas que não valem a pena ser revividas. Outras, no entanto, são preciosíssimas, indispensáveis. Conseguimos eliminar muito; o essencial, no entanto, permanece.

O passado deve ser analisado. O que foi ruim deve servir de ensinamento. O que foi bom nos ajuda a fortalecer a convicção de buscar o bem.

Alguém deseja conhecer um homem por completo? Pesquise o passado desse homem! Veja ao que ele mais se dedicou no passado. Você, indiscutivelmente, descobrirá quem é esse homem.

Mas, atenção: não são as atenções passageiras, nem as delicadezas passageiras que mostram a verdadeira face de um homem. São as atenções permanentes e as delicadezas permanentes que identificam um ser humano. Além disso, quando palavras e atitudes caminham na mesma direção, significa que podemos compreender e entender o presente que nos é apresentado.

Interessante: nunca esquecemos o nosso verdadeiro ideal, ainda que se apresente muito distante. No coração e na memória, entretanto, ele permanece e permanecerá para sempre.

Quando a razão vê o que o coração vê, quando a razão quer o que o coração quer, significa que o ideal é mesmo ideal.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 24/09/2013
Reeditado em 24/09/2013
Código do texto: T4495781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.