O mal necessário

Não há pessoal totalmente sincera. E se alguém ousar se auto-afirmar totalmente sincero, com certeza é hipócrita. A mentira está em nossas origens, é o motor de uma sociedade. A partir do momento em que o comportamento humano individual tornou-se problema social, houve a necessidade do uso da mentira para não afetar aos olhos dos outros. Tornando-se assim, um instrumento para sobrevivência em sociedade.

Quando uma amiga está mal vestida, nunca se fala, o risco da perda da amizade é muito alto, o melhor é não se arriscar. A não-verdade é uma arma para defesa pessoal, mas uma arma mental, que causa paz, ao invés de danos. É assim que uma mãe fica tranquila quando a filha "vai dormir na casa de uma amiga". Nesse caso, a verdade talvez geraria guerra.

Essa arma se usada de modo maquiavélico pode ser a causadora de alguma vitória. Os fins justificam os meios. Se usada com astúcia é possível ter bons resultados. Mas, se não, é fracasso total.

Para que haja um bom convencimento de uma mentira, é necessário primeiramente ao mentiroso que acredite nela com bastante convicção, e que faça dela real. Pois como bem disse Joseph Goebbels " uma mentira dita mil vezes, torna-se verdade".

A vida é uma constante batalha, e o segredo dos vencedores não é portar a arma, mas sim saber usá-la em prol de si.

Gabi Chaveiro
Enviado por Gabi Chaveiro em 08/09/2013
Código do texto: T4472829
Classificação de conteúdo: seguro