ORDEM NO CONGRESSO
Levando-se em consideração o amargo cenário que se tem no nosso parlamento, marcado por todo tipo de MANOBRAS, DECORO PARLAMENTAR, NEGOCIATAS MIL, AÇÕES CORRUPTIVAS, PARLAMENTAR PRESO SEM PERDER O MANDATO, etc, fica razoavelmente inteligível o sentimento de REPUDIA que toma conta da população brasileira como um todo; é nesta via de práticas nada sadia à vida política do nosso país que, guardando as devidas proporções, pode-se muito bem parafrasear a máxima contida na nossa bandeira nacional, invés de: ORDEM E PROGRESSO, adotemos então por: ORDEM NO CONGRESSO...!
Não fosse suficiente a nossa classe política ser a MAIS CARA DO PLANETA, A MAIS FAVORECIDA EM MORDOMIAS, some-se ai, A BANDALHEIRA EM ESCALA MAIOR, que esse segmento social tem promovido no nosso meio: UM VERDADEIRO CRIME CONTINUADO E PERPETUADO AO LONGO DA NOSSA HISTÓRIA REPUBLICANA. Cabe neste contexto, excetuar as RARÍSSIMAS personalidades que honraram seus mandatos. Seja pelos ELEVADÍSSIMOS SALÁRIOS, seja pelas VERBAS DE REPRESENTAÇÃO, fato é que, no fim das contas, que sofre é o nosso país, NOSSO POVO TRABALHADOR, NOSSOS DESEMPREGADOS e uma gama de homens e mulheres que não tem acesso AO MERCADO DE TRABALHO FORMAL e nem ao MERCADO CONSUMIDOR.
Analisando por outro anglo, A DESORDEM institucionalizada
no nosso CONGRESSO NACIONAL representa uma grave AMEAÇA À NOSSA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA___ não por acaso, a classe política nacional é uma das instituições MAIS DESACREDITADAS do nosso meio. Tal postura palaciana DESFAVORECE o fomento, adoção e surgimento entre nós de uma DEMOCRACIA PARTICIPATIVA. Falar em democracia participativa e pensar na adoção da DESOBRIGATORIEDADE do voto, DO FIM DO CORPORATIVISMO, do LOBISMO e das MANOBRAS POLÍTICAS reinantes naquela casa.
O processo eleitoral tal qual foi e é pensado e aplicado na nossa democracia, só reconhece um único beneficiado: A CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA, a classe dirigente, A BURGUESIA; seus ditames, regras e normas em quase nada favorece o contingente eleitoral, segundo as normativas dos atuais processos eletivos, a participação dos eleitores encerra-se no ato de votar, de marcar seus representantes que, na maioria das vezes, esse mesmo voto é produto de negociatas prévias, ou se preferir, compra e venda de votos. Numa eventual DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, há de existir um número suficiente de mecanismos que possa, via de regra, possibilitar maior acesso aos PROCESSOS DECISÓRIOS NOS MEIOS PARLAMENTARES.
O congresso nacional, longe de ser um todo ressonante das vozes e interesses do povo brasileiro, perdeu-se ao longo
da sua história uma vez que abandonou e deixou de lado as CAPITAIS urgências DO POVO pra se transformar num VERGONHOSO BALCÃO DE NEGÓCIOS cujo objetos de interesses são AS PENDENGAS E INTERESSES MESQUINHOS DOS EMPRESÁRIOS E DA BURGUESIA NACIONAL E DO CAPITAL ESTRANGEIRO___ origem e raiz comum da maioria dos seus representantes naquela casa.