ACEITAÇÃO E CONVÍVIO

“CONVITE

Joaquim Moncks

– Adentra,

fugitivo dos temporais,

que a porta está

entre/aberta

toma um banho

que a cama está limpa

e acende dedos

e unhas

que o amar é fósforo...”.

– Do livro O AMAR É FÓSFORO, 2012/13.

http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/4467893

– Marilú Duarte, através de e-mail, em 05/09/2013.

Numa linguagem rica em metáforas, Moncks nos transporta a um “eu” solitário, que fugindo de seus medos, encontra refúgio em uma “porta” que se entreabre, para acolhê-lo. Na fuga do desencontro, o desejo intenso de amar e ser amado, de recomeçar e ser compreendido. No convite “– Adentra ,” – a certeza de que no mundo interno se encontram todas as respostas às angústias e frustrações retidas. O banho - sagrado para os antigos egípcios - purifica e consagra, na simbologia do místico, do renascimento e batismo, resgatando a intensidade do ser. Uma cama limpa faz regredir ao útero, onde o amor se acende e se renova através de um ressignificar. Quando mudamos o filtro pelo qual vemos o mundo, mudamos o significado do acontecimento. Tudo é envolvente neste poema: palavras certas na incerteza do ontem e na incógnita do amanhã, o abandono e o acolhimento, a purificação e o recomeço, que, na simbologia do acender de um fósforo, nos dá a certeza de que para tudo e todos, só o amor é capaz de preencher os vazios. O mundo se apresenta repleto de medos e paradoxos, que nos desintegram e fragmentam de uma forma assustadora, deixando-nos permeáveis e vulneráveis em determinados aspectos que se revelam em extrema contradição. Nesta aprendizagem ao longo do caminho, estamos sempre à procura de uma porta, que nos mostre a luz e o outro lado de nós mesmos, que inconscientemente não permitimos incandescer. Mas para isso é necessário haver uma aceitação livre e plena, um entregar-se sem receio, porque o caminho está ali – posto à disposição – basta apenas ter coragem de chegar ao objetivo que se formata. Há nesse trajeto a importante figura do amigo, aquele que mesmo não estando ao nosso lado é solidário na caminhada. Amigos são essenciais em nossa vida: acolhem e nos auxiliam, abrindo as portas de um entorno até então desconhecido. Amigos nos fazem rir do que não tem graça de per si, ajudam a perceber o que até então não sentíamos e nos auxiliam a recuperar a esperança no amanhã. Os amigos nos trazem prazer, engajamento e significado para nossas vidas. Afinal, a felicidade não é um fim em si, mas uma resposta a todos nossos questionamentos e vivências, e, principalmente, do jeito que nós levamos a vida. Moncks nos revela o lado fraterno, o lado acolhedor e visível (ou perceptível) da solidariedade e nos remete a uma reflexão que está muito além da linguagem, eis que infiltrada nas entrelinhas do saber experimentado e concreto.

– Do livro O IMORTAL ALÉM DA PALAVRA. Joaquim Moncks / Marilú Duarte, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/4470230