O AGENTE DAS MUDANÇAS

“Entendo que o texto nunca está definitivamente pronto. Se ele é o relato do que pensamos – se estamos ativos e lúcidos, vale dizer, mentalmente hígidos – a forma pela qual o assunto está aprisionado nas palavras é sempre passível de revisão, para o essencial aprimoramento estético e o devido esclarecimento sobre o tema abordado. Do mesmo modo, de tempos em tempos, o pensar sobre tal e/ou qual assunto pode sofrer mudanças, e o texto é fruto deste aprimoramento. É bom estar vivo para obter tempo de ser o agente das mudanças quanto ao que não nos satisfaz. E este proceder renova e aproxima o ser das searas viçosas da sabedoria...”. Joaquim Moncks, in SEARAS DA SABEDORIA.

– Do livro A FABRICAÇÃO DO REAL, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/4449822

– Marilú Duarte, por e-mail, em 24/08/2013:

Nada na vida está definitivamente pronto. O mundo sofre continuamente profundas transformações em todas as áreas: social, econômica, cultural, ética, espiritual, psicológica e científica. Tudo é tão impactante que muitas vezes não reconhecemos o nosso próprio "Eu", porque não existe o ser absoluto. O texto escrito é o nosso reflexo, é a nossa emoção que se reveste de toques e retoques; é a nossa experiência de vida, muitas vezes extremamente sofrida e incompreendida, ou nossa fraqueza revestida de coragem, no toque poético da fantasia. Ocorre com a vida o mesmo fenômeno. Afinal, a arte copia a vida... Da mesma forma que o texto, viver exige muitas releituras para se tornar suportável. Só a arte permite o relato estético pontual e recriado. Para tanto, a revisão se torna necessária continuamente, porque tudo é um somatório de instantes e de distintas partes que se constituem e podem instituir um novo pensar. O aprimoramento do texto é tão essencial quanto os retoques que se fazem necessários em nossa vida. As épocas e os valores socioculturais nelas inseridos são desencadeadores dessas mudanças, que precisam ser adaptadas, absorvidas e sentidas no mundo interno de cada um. As exigências sempre são renovadas, porque é impossível separar o indivíduo da tecnologia, dos novos grupos agregados e da sociedade que se desintegra, se fragmenta, e torna a se reconstruir e a se refazer, para renascer com uma visão globalmente interligada, onde inexiste o isolacionismo dos homens e de suas nações individuadas. A assimetria dos papéis humanos, as contingências econômicas e sociais, os desmandos e o descrédito das lideranças, as rupturas e mudanças de valores, exigem a reconstrução de um novo parâmetro e de um novo olhar, no qual teorias antigas não cabem mais em (seus) espaços anteriormente sedimentados. O homem é sempre o agente das mudanças exigindo novas demandas e novas abordagens. Os discursos revigorados na gestação de novas representações, científicas e psicológicas, poderão vir a ocupar um espaço privilegiado no cotidiano de nossa vida psíquica. E isto fará com que a mudança do nosso mundo interior acione atitudes e decisões conscientes, fortemente capazes de provocar transformações sábias e renovadoras.

– Do livro inédito O IMORTAL ALÉM DA PALAVRA, Joaquim Moncks / Marilú Duarte, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/4461245