Narciso e a ilusão

Na mitologia greco-romana, é possível encontrar importantes referências de dualismos como, por exemplo, o mito Narciso. Narciso é um personagem da mitologia grega, filho do Deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por ocasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do filho. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a sua face. Muitas moças e ninfas apaixonaram-se pelo belo Narciso quando ele chegou à idade adulta. O belo jovem, porém, não se interessava por nenhuma delas, mantinha-se com um certo tom de "arrogância", típico de um narciso. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que sobrasse dela apenas os gemidos.

Em um dia quente, após uma caçada, o rapaz debruça-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel à contemplação ininterrupta de sua face refletida nas águas tranquilas de um lago. Narciso, encantado pelo reflexo de sua imagem, apaixonou-se pelo reflexo que ele mesmo projetou na água. Paixão ilusória a qual o fazia a todo tempo tentar tocar nesse reflexo no lago. Como não conseguia, pois sempre que tocava nas águas a imagem sumia, Narciso acaba sendo levado ao desespero e se mata, porque não pôde se aproximar dessa imagem tão bonita e perfeita, querendo, assim, fugir do mundo irreal e tendencioso criado por ele mesmo. Assim, Roger Alves diz:

Em síntese, encontramos no mito de Narciso muito mais do que a figura do amor por si mesmo, mas o princípio da natureza humana de depositar sua imagem, seu reflexo, em tudo que vê. No mito é abordado um lado da moeda, que é a questão de lançar seu reflexo e apaixonar-se, mas isso deve-se ao fato de que sua imagem era bela. Mas quantas vezes lançamos um reflexo tenebroso sobre as pessoas e nada mais é do que nossa própria imagem que refletimos? (http://www.revolucaointerior.com.br/mitologia/o-mito-de-narciso/)

O interesse desta narrativa mítica é, portanto, o de observar que quando não se aceita a realidade, procura-se projetar no mundo os nossos desejos, isto é, aquilo a que realmente aspiramos e queremos.

São vários os escritores que trabalharam esta obra. Cabe a nós, leitores, aproveitarmos e conhecermos todas as versões, afinal, é uma excelente história ilusória.

Por Denise C Rosa

Denise Rosa
Enviado por Denise Rosa em 30/08/2013
Reeditado em 30/08/2013
Código do texto: T4459375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.