VIOLÊNCIA URBANA: EPISTEMOLOGIA, GÊNESE E CONDICIONANTES

Violência é toda e qualquer ação ou omissão___ consciente ou não___, dirigida a outrem que em consequência resulte em constrangimento, cerceamento de natureza física e ou mental. ( grifo do autor ). Tomando-se como premissa basilar a definição acima, acrescente-se ai a noção do conceito de ausência; ausência concebido como "falta de", "carência de" desejo de suprir algo ou alguma coisa inexistente, nestes termos podemos depreender a amplidão e abrangência que o termo violência suscita.

Epistemologicamente falando ver-se que a violência está ligado diretamente às raízes das noções de ações ou ausência desta endereçadas ao seu semelhante, a outrem cujo palco são as convivências e relações humanas, seja de pequenos grupos, seja de enormes conglomerados humanos; no presente ensaio priorizaremos o enfoque específico do fenômeno da violência encenado no seio da polis.

Do ponto de vista sociológico, a violência tem sido um fenômeno de natureza social-humano verificado desde a origem do homem na face da terra, claro que em menores proporções do que se vê nos atuais dias; de lá pra cá, muitas coisas mudaram, hoje tem-se uma violência muito mais elaborada e banal. A da violência urbana no nosso meio___ especificamente no Brasil___, toma, cada vez mais, contornos atípicos de crueldade; a organização mundial de saúde trabalha com o que eles denominam de "números aceitáveis", convivíveis com tal fenômeno, a realidade brasileira em muito supera tais expectativas estatísticas, em outras palavras, já faz muito tempo que a violência urbana no Brasil se encontra fora de controle ( aumento substancial de assaltos à mão armada, homicídios e latrocínios ), algo inimaginável e absurdamente tolerável por nossas instituições democráticas.

Vivemos na contemporaneidade um verdadeiro estado de Violência banal, amplamente generalizado e institucionalizado diante um Estado Brasileiro omisso e refém de tal fenômeno; a pior face da violência urbana brasileira reside no fato inequívoco e inquestionável de que o Brasil já perdeu essa guerra! E mais, como o Estado brasileiro vem se portando nos últimos dez anos, ou seja, um Estado omisso, ineficiente e lerdo, especialmente no tocante ao tráfico, combate preventivo, comercialização, consumo e políticas públicas de saúde para uma legião gigantesca de mulheres, homens, jovens e crianças viciadas nas mais variadas formas de dependência química.

De forma assemelhada às demais ciências ou fenômenos de natureza social, a violência urbana não possui uma única razão de ser, de existir, assim sendo, podemos afirmar sem medo de errar que, as motivações primeiras de sua existência entre nós está relacionada à uma inúmera série de fatores; citemos os mais importantes: a) grande soma de valores monetários ai envolvidos; b) envolvimento de políticos e instituições legalmente constituída; e c) omissão, negligência, impunidade e conivência do Estado brasileiro. O conjunto desses fatores já nos dão uma ideia do quanto melindroso é cercar todas as variantes do fenômeno aqui estudado; isso não nos impede que façamos algumas incursões acerca do tema propostos, especialmente no tocante às suas condicionantes. É inegável relembrarmos aqui o poder e a falta de escrúpulos que o capitalismo confere às suas práticas, sejam relacionais, de obtenção do lucro fácil e ou das relações mais que questionáveis entre Trabalho e capital; mesmo assim vale ressaltar que pra essa doutrina, não importa os meios, tudo, absolutamente tudo, é válido quando se trata de faturar, de lucrar, de fazer valer as prerrogativas do CAPITAL, independentemente de sua origem: nacional ou estrangeiro; no meio desta corrida desenfreada pelo mais DINHEIRO, MAIS CAPITAL, encontram-se os indivíduos, as pessoas, porém, a doutrina capitalista e seus fiéis defensores, " os meios justificam os fins " e, nesse pseudo entendimento, homens, mulheres, jovens e crianças são concebidos como meros instrumentos veiculadores e produtores de bens que, em última instância acabam por COISIFICAR tudo e todos, colocando-os na vala comum dos processos conversores do vil metal.

Abarcar como um todo a problemática da violência

urbana no Brasil e suas reais fontes motivadoras, exige de todos os brasileiros um esforço de monta maior, especialmente por parte dos governos constituídos, entendemos que não vai ser com ações tímidas,

inócuas como a população brasileira está acostumada a ver nesses últimos quase dez anos do governo do PT que o Brasil irá vencer a guerra contra a violência urbana entre nós, pelo contrário, o referido partido tem demonstrado de forma vergonhosa ___ através dos inúmeros escândalos promovido por sua legenda ( o PT ), o mensalão por exemplo___, que não tem respeito pela população brasileira, uma vez que desavergonhadamente mete a mão no dinheiro do povo pra enricar meia dúzia de gatos pingados do seu partido. A violência urbana se faz presente entre nos quando a CLASSE DE POLÍTICOS E SEU PARTIDO DE ORIGEM SE CONSTITUEM NUMA VERDADEIRA QUADRILHA CUJO FIM PRIMEIRO É TOMAR DE ASSALTO O POVO E O ESTADO BRASILEIRO. Diante da impunidade dos parlamentares, o povo se acha no direito de praticar delitos, seja de pequena ou grande monta.

Fica claro que, no caso específico do Brasil, a VIOLÊNCIA URBANA, se da e tem boa parte da sua origem nas PRÁTICAS DE SUBORNO, CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE PRATICADAS PELOS NOSSOS POLÍTICOS AFORTUNADOS, verdadeiros HOMENS ACIMA DA LEI, INATINGÍVEIS.

FORA DILMA

FORA LULA E SUA GANGUE DE LADRÕES MENSALEIROS

FORA ROSEANA

FORA SARNEY.

KASSIMIRUS

KASSIMIRUS
Enviado por KASSIMIRUS em 28/08/2013
Reeditado em 28/07/2014
Código do texto: T4455528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.