A Lenda do Arco-íris

Numa época perdida no tempo, há muitas gerações passadas uma catástrofe sem precedentes aconteceu.

Sem que ninguém pudesse prever uma grande tempestade começou a cair. O tempo mudou rapidamente, causando grande espanto. As nuvens cinzas se avolumaram e num piscar de olhos a luz do sol desapareceu, deixando lugar para uma profunda escuridão.

A chuva torrencial caiu com grande fúria. Raios riscavam os céus, e o barulho ensurdecedor dos trovões atemorizava a todos. A correnteza corria forte pelas ruas e vielas das cidades. As pessoas tentavam se abrigar em qualquer lugar aparentemente seguro, esperando que aquela tormenta cessasse logo.

Ninguém nunca tinha visto algo parecido. A chuva caia intensamente, fazendo as encostas dos morros deslizarem, carregando toneladas de terra, pedras, árvores ... a força gigantesca da água arrastava tudo que achava pelo caminho.

Já nas primeiras horas de chuva, o volume de água dos rios e córregos subiu drasticamente. As primeiras pessoas atingidas foram justamente aqueles que moravam próximos desses locais. Eles tentavam abrigar seus pertences, colocando-os em lugares elevados à medida que o nível de água subia. Mas, essa tentativa de salvar os pertences domésticos era em vão, pois mesmo aqueles que estavam abrigados em casas e construções altas perceberam que não estavam seguros. Com o passar do tempo tiveram que deixar tudo pra trás e sair correndo para partes mais altas, como colinas e montanhas.

As pessoas estavam em grande desespero vendo suas casas destruídas, as plantações e pomares arrasados e os animais levados pela correnteza. A tristeza era enorme, pois tudo que eles tinham construído ao longo de suas vidas estava se perdendo. Entretanto, eles nem podia imaginar que o pior ainda estava por vir.

Os dias estavam passando e a população percebeu que a chuva não cessava. A subida da água era constante, reduzindo drasticamente o número de locais secos, e aumentando ainda mais o desespero.

As pessoas que viviam próximas dos portos acreditavam que estariam a salvo refugiando-se em barcos e canoas. Além disso, muitas famílias começaram a improvisar embarcações, com restos de madeira e outros materiais que eles tinham à mão. Eles estavam enganados, pois as ondas gigantescas que se formavam rapidamente viravam os barcos menores e as jangadas improvisadas.

Já se passavam várias semanas de chuvas, e algumas embarcações mais robustas estavam resistindo à tempestade e às ondas gigantes. Infelizmente, a falta de alimentos começou a ceifar a vida dos tripulantes, pois eles não encontravam locais para aportar e os poucos itens que eles recolhiam boiando nas águas não supriam suas necessidades.

As pessoas clamavam desesperadamente por socorro, mas tristemente ninguém vinha para lhes salvar. Por mais que gritassem e clamassem a única coisa que lhes restava era a morte certa.

Assim choveu 40 dias e 40 noites seguidas, e só restou uma única família viva. Após aquele grande dilúvio apenas Noé, sua esposa, seus três filhos e noras estavam vivos para testemunhar a grande catástrofe que atingira a Terra. Eles haviam sobrevivido pelo esforço do patriarca Noé que dedicara mais de 100 anos para construir aquela enorme embarcação.

Noé foi orientado por Deus para construir aquela Arca, aonde guardou alimentos suficientes para seus familiares e para os animais que levou consigo.

Por fim, cerca de 150 dias depois do cessar das chuvas as águas começaram a baixar até que a Arca de Noé ancorou no monte Ararate, situado na atual Turquia.

A princípio todos ficaram bastante alegres, mas ao mesmo tempo em que os familiares de Noé desejavam deixar a Arca e voltar a viver como antigamente uma grande dúvida pairava no ar. -- “Será que outro Dilúvio virá, matando a todos nós ???”, eles se perguntavam temerosos. -- “Vamos ficar aqui mesmo na Arca, pois assim estaremos seguros no caso de uma nova tempestade”, diziam.

Noé tentava lhes persuadir, dizendo que aquele Dilúvio era uma maneira que Deus havia encontrado para corrigir a humanidade que se encontrava em estado de deterioração. Noé dizia ainda que caso eles mantivessem uma vida reta e digna, certamente que não teriam motivos para temer qualquer castigo divino. Contudo, os filhos e as noras de Noé se mantinham temerosos.

Para tranquilizar seus corações, Deus fez uma Aliança com Noé, estipulando que dali em diante as estações do ano ocorreriam normalmente e a Terra jamais seria inundada novamente. A aliança foi firmada por meio de um sinal: o arco-íris.

Assim, toda vez que uma chuva inicia esse compromisso formal entre Deus e os homens aparece no céu. Logo que as primeiras gotículas de água cruzam à frente do sol essa majestosa obra divina se forma no horizonte enchendo os corações humanos de alegria.

A primeira vez que Noé e seus familiares viram um arco-íris ficaram maravilhados. Nunca tinham visto nada tão esplendoroso como aquele lindo arco colorido. De cima do monte Ararate eles admiravam intensamente aquele cintilante arco multicolorido adornando a bela paisagem. Eles estavam traumatizados com o menor sinal de chuva. Bastasse apenas sentirem um pequeno pingo de água caindo para ficarem atemorizados. Logo que eles viram o arco-íris aquele trauma foi curado.

Nesse momento, Deus lhes advertiu, dizendo: -- “Não se esqueçam que o arco-íris representa uma Aliança entre nós !!! Por meio dele eu me comprometo que o Dilúvio não acontecerá novamente. Mas, também quero que vocês lembrem-se que cada uma das sete cores do arco-íris representa uma qualidade que vocês precisam desenvolver”.

Assim, o Todo-poderoso lhes explicou o significado de cada cor do arco-íris.

-- A cor violeta é bastante rara na natureza. Ela representa o domínio-próprio. A humanidade se perdeu justamente pela falta dessa qualidade. Tenham autocontrole, não se entreguem aos vícios e às paixões mundanas. Controlem seus desejos e emoções, pois assim vocês estarão dando o primeiro passo para uma vida feliz.

-- A segunda e a terceira cor são dois tons de azul, o azul escuro e o azul claro. Essas duas tonalidades são abundantes no mundo. Basta vocês olharem para o mar, ou é só levantarem levemente seus olhos para o alto e verão que essa é a cor predominante no céu. Essas duas faixas do arco-íris representam a mansidão e a paciência. Vocês devem viver em harmonia com outras pessoas. Não sejam violentos, não se envolvam em brigas, conflitos e guerras. Ajam de forma pacífica. Perdoem as falhas e erros das outras pessoas. Dessa maneira vocês viverão mais felizes e em paz consigo mesmos.

-- A quarta cor é a verde. Ela representa a fidelidade. Por mais difícil que uma situação pareça não se entreguem, não desanimem. Mantenham-se firmes e acreditem nas melhorias. Não abandonem seus pais, irmãos ou amigos. Acreditem no ser humano, não percam as esperanças na regeneração. Mantenham-se fiéis, fortaleçam uns aos outros e incentivem para que cada um se aperfeiçoe diariamente.

-- A quinta cor é o amarelo. Ele representa a generosidade. Eu sou um Deus generoso. Vejam à sua volta e contemplem quanta coisa boa eu fiz para vocês. Olhe ao redor e percebam o que a de bom na vida de vocês e na vida de outras pessoas. Ao nascer do dia o sol surge lançando raios amarelos, afastando a escuridão, trazendo claridade de maneira generosa, mostrando que as minhas misericórdias se renovam a cada dia. Eu criei todas as riquezas desse mundo, pedras preciosas, prata, ouro ... tudo só para vocês. E da mesma maneira que Eu sou generoso, vocês devem ser generosos uns com os outros.

-- A sexta cor é o laranja. Ele representa a bondade. Procurem ajudar as pessoas que estejam em dificuldades, auxiliem os mais carentes. Dediquem esforços para que todos possam ter oportunidades iguais. Não explorem ninguém, nem desejem ter mais do que vocês merecem. Nunca neguem um direito a alguém.

-- A sétima e última cor é o vermelho, a mais importante de todas as cores. Ela representa o amor. Amem uns aos outros. Façam aquilo que gostariam que os outros fizessem a vocês.

Esse é o significado do arco-íris. Ele é uma Aliança entre Deus e os homens. Cada uma dessas sete cores representa uma qualidade que vocês devem por em prática: domínio-próprio (violeta), mansidão (azul escuro), paciência (azul claro), fidelidade (verde), generosidade (amarelo), bondade (laranja) e amor (vermelho).

Não queiram pular etapas, pois para que vocês cheguem à perfeição vocês devem se lembrar diariamente de cada uma dessas sete cores. Não deixem que cores escuras ou cinzentas maculem a alma de vocês. A beleza e o brilho dessas cores devem sempre se fazer presentes em suas vidas. Se querem ser verdadeiramente felizes, vocês devem deixar que o coração de vocês esteja sempre cheio dessas belas cores do arco-íris !!!

Essa é origem e o significado da Lenda do Arco-íris !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Agosto de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/08/2013
Reeditado em 24/08/2013
Código do texto: T4449767
Classificação de conteúdo: seguro