ARTE VISUAL E TECNOLOGIA

Finalidades Sociais dessa parceria

Reconstruindo uma linha do tempo para acompanhar as várias fases e facetas iconográficas das Artes Visuais, não com o único intuito de comparações, até por que não se pode medir igualmente o peso de cada tempo, mas é intrigante toda a metamorfose ocorrida no ontem ao hoje, observando as instrumentalidades que foram aplicadas no remoto passado para os dias presentes, pois cada um teve e tem seu importante momento cultural para servir de legado, e que legado! Creio que justamente por não se ter nenhuma logística tecnológica nos primórdios, as Artes Visuais daquela época tinha dupla finalidade não apenas de gravuras, mas principalmente por expressar uma vida social de uma comunidade ativa e ativista em defesa da própria sobrevivência e talvez sem querer dê toda uma geração.

Porém sem desmerecer os autóctones, mas foi a partir da evolução intelectual que a espécie humana deu um pulo de diversidades, que podemos sinalizar avanços não especificamente como desenvolvimento artístico, mas por uma nova forma de expressar a vida, onde de várias formas nossa sociedade foi desenvolvendo melhor todo um potencial e criatividade artística. E por que não relembrar a arte barroca que difundiu uma arte-religiosa em nossa terra com o advento da dominação portuguesa no inicio de colonização de nossas terras.

Depois á escola francesa com seu neoclassismo veio abafar todo um movimento barroco e imprimiu uma nova forma artística com um estilo clássico grego. E vai por aí a fora a Arte Visual sendo permeabilizada por várias gerações que impregnaram suas identidades e estilos culturais na humanidade, cada uma com sua proposta de não só expressar, mas de retratar um sentimento vivido. Isso é o papel da arte deixar para a posterioridade toda uma forma que uma sociedade foi sendo depurada. .

Até chegar aos dias presentes que reúne toda uma gama de propostas artísticas bem diversificadas graças à tecnologia que não sempre totalmente a serviço do bem da humanidade, todavia trás uma nova releitura do passado, agora podendo ser traduzida mais universalmente por uma simples imagem, coisa que antes restrito a apenas uma região, acho que essa é uma diferença básica, hoje, por exemplo, um sinal de trânsito tem todo um conjunto de informação que se faz imprescindível para a sociedade mundial.

O que anteriormente um simples sinal de fumaça para os índios poderiam ter vários significados, assim ocorre atualmente de uma forma tecnológica que sem dúvidas levam informações para uma maior quantidade de pessoas como nas redes sociais. Mas em todas elas as Artes Visuais tem e teve sua produtiva expressividade com todas suas representações.

Mas comparando figurativamente o desempenho tecnológico que veio promover uma facilidade de expressão lingüística e visual, observem como a máquina de escrever de outrora fazia o papel do computador, claro guardando as devidas proporções, mas basicamente se resumia a escrita numa mesma fonte e sem recursos de organizações de texto como hoje o computador oferece. Por esse exemplo vejamos como a tecnologia trás uma nova releitura para nossa contemporaneidade com riqueza de detalhes. Todavia é impossível não admirar tantas artes que não tiveram nenhum aparato tecnológico para nascer, como as esculturas gregas.

Então nós atuais moradores do planeta terra temos a missão de deixar para as posteriores gerações também uma Arte Visual que enriqueça nos anais da história toda uma profícua expressão cultural seja da forma que vier. Mesmo cada um tendo livre arbítrio para expressar sua arte, sem querer influenciar, mas influenciando convidamos a todos para gastar um pouco da sua visão artística expressando também uma preocupação com o mal uso do planeta e suas destruições.

Como outrora o expressionismo denunciou nas suas obras principalmente na pintura sua indignação com as guerras e o sentimento de angústia e medo que povoavam aquela geração. Assim somos nós responsáveis por emergir no seio da sociedade uma arte que anuncie e denuncie a degradação do ecossistema da forma que cada um for capaz de buscar chamara atenção para a restauração planetária. Pois antes os autóctones apenas tinham os recursos das cavernas, mas hoje temos toda uma logística tecnológica que pode e deve ser bem usada para fins altruísticos.

Esse é o papel que todos devem executar entre as Artes Visuais e Tecnologia, onde dessa parceria podemos ir além de atividades determinadas, tipo educacional, mas fazer com que a arte tem um propósito amplo-produtivo, acho que mesmo sendo uma forma de arte, painéis, caricaturas ou quaisquer outra forma que faça apologia para a degradação humana deve ser evitada. Sabemos que existem falhas graves no sistema democrático que vivemos, mas toda forma de protesto deve ter um teor construtivo.

Vejo assim o papel das Artes Visuais aliadas à tecnologia, exaurir o máximo de contribuições benéficas que a sociedade pode aproveitar e se reciclar enquanto seres humanos. Pois expressar arte apenas como fomentadora de revoltas, mesmo sendo arte, não vejo como o caminho de transformação social. Por outro lado os governantes têm que entender que o uso da tecnologia deve ser para fins pacífico, nada de investir na indústria bélica, promovam suas artes visuais levando esse sentimento de respeito e paz.

Antes de qualquer coisa cada pessoa é um mural artístico que deve representar na sua forma de agir muito mais que quadros lindos de grandes pintores, que apesar de expressar um sentimento, apenas são quadros, nós é que podemos a cada dia fazer uma nova releitura de nós mesmos e denotar nossa capacidade artística interior para o bem, isso sim é que é obra eterna.

Dentro dessa visão holística quero compreender a contribuição dessa parceria Arte Visual e Tecnologia em prol da humanidade, construindo soluções através de todo um leque de opções que seu produto final se chama arte! Mas a boa arte. Que cada um coloque pra fora seus talentos, seja pintura, poesia, escultura, arquiteturas e tantas outras que visem contribuir para não ser só arte, mas a nobre arte.

Material temos e não podemos reclamar, outrora era precário expressar uma arte, mas observem que mesmo sem conhecimento técnico, os nossos ancestrais fizeram coisas surpreendentes com o mínimo de recursos possíveis, e detalhe: mesmo sem terem uma consciência social alem do seu tempo, deixaram um legado importantíssimo para hoje se entender como funcionava sua geração. Mas por que nós não podemos dar continuidade nessa proposta se temos hoje toda uma tecnologia dando suporte?

O que nos falta ou o que nos impede? A ambição humana que contamina governantes? O excesso de extremismo ou pessimismo que também pode fazer parte da humanidade e não deixar se contribuir para uma proposta de vida pacifista? Cada um tem que fazer uma analise e rever o que estar faltando para que o mundo represente um cartão postal de paz, essa será sem dúvidas a maior Arte Visual coletiva que teremos.

Seria uma utopia imaginar assim? Como o famoso cantor John Lennon bem expressou na sua composição artística literária: Imagine. Os meios para chegar aos fins cada um sabem como fazer e como quiser, o mais importante é estar aberto para dar sua parcela de contribuição aproveitando sua vocação e trabalhando a arte na exposição de uma arte produtiva que também possa daqui a séculos ser reconhecida como importante contribuição artística.

Sabemos que a arte apenas pode e vai sempre sofrer interferências na sua roupagem, mas seja qual for seu estilo nunca vai deixar de ser arte, Até mesmo em nossa própria essência de ser feliz é uma bela arte que se traduz no nosso comportamento enquanto fazendo parte de uma sociedade ou não, pois até misantropos podem no seu mundo isolado ser um agente de belas artes na forma que escolheu para viver.

Não existe e nem pode existir um enquadramento exato da arte, a arte às vezes não tem nem forma e nem pode ser presa, vai desde um simples pensamento que vira um modo de vida como algo concreto que faz as pessoas denunciarem sua subjetiva visão de uma obra.

Acho que essa é a proposta da arte, que se podemos traduzir, seria a materialização mesmo que abstrata de uma visão que uma coletividade acolhe no seu seio. A arte é como sangue, percorre não as veias mais os neurônios provocando os mais intraduzíveis sentimentos. Fico pensando o que seria da vida se não houvesse arte, acho que é inerente a natureza humana se expressar seja seu nível intelectual, até porque arte é antes de tudo sensibilidade, percepção e até fantasia do nosso ego.

Sendo assim, que cada um se expresse quando achar necessário, fazendo nascer sua imaginação, mas antes de tudo, a humanidade governamental e não governamental deve caminhar de mãos dadas tirando o máximo das artes agora com o uso da tecnologia, pois antes de qualquer coisa somos e devemos ser uma forma de expressão artística, onde através da divindade que cada um possui venha expressar uma coletânea de virtudes que já deveria permear na nossa sociedade.

Hoje temos uma vantagem sobre nossos irmãos antigos, temos a capacidade de dialogar cada um no seu vernáculo mais distante, mas que não impede de simbolizarmos toda uma proposta de vida que nos façam serem verdadeiros lapidadores da paz.

FERNANDO ARÁBIA
Enviado por FERNANDO ARÁBIA em 22/07/2013
Código do texto: T4398686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.