Todo dia é dia do homem ?

Até pouco tempo atrás, eu nem sequer tinha conhecimento que o dia do homem existia e muito menos que é um evento internacional desde 1999. No Brasil a data é comemorada no dia 15 de julho. Em função disso, parei para refletir brevemente a relevância dessa celebração e fiz a seguinte indagação:

Diante de uma cultura ocidental extremamente machista, até que ponto o homem precisa ter seu dia?

Apesar de alguns avanços, a desigualdade de gênero ainda continua predominante em todo o mundo. As mulheres e meninas após a crise econômica, sofrem ainda mais os efeitos da pobreza e da fome pelo globo.

Na maioria dos países, a participação na vida politica é amplamente masculina. Além disso, a violência psicológica e física contra as mulheres ocorre o tempo todo e muitas vezes, terminam em tragédias. Outras questões como trabalho, matrimônio, educação, aborto, apontam para relações de poder que reproduzem diversas formas de desigualdades entre gêneros ao longo da história.

No inicio, o objetivo principal do dia internacional do homem foi o de se cuidar da saúde. Fatos graves revelam que as maiorias dos homens só procuram auxilio médico quando já estão com doenças em estados avançados. Nesse caso, ocorre a exaltação de um certo tipo de masculinidade e a concepção de que os homens são os provedores do lar e que não podem parar de trabalhar por causa de qualquer ‘besteira’. Esse tipo de descaso, resulta em diversas mortes.

Outra questão que ao ser inventado, o dia dos homens deveria propiciar a busca de uma relação mais justa entre gêneros. É nessa ocasião em que deveria ser combatido toda forma de machismo. Na prática não foi aquilo que ocorreu.

Com o passar do tempo, essa data parece ter perdido parte do seu sentido, servindo mais como uma forma de exaltação da família núclear e para os propósitos da lógica capitalistas que através da vinculação de publicidades, estimulam o consumismo, incentivando corridas frenéticas a lojas para a compra de presentes, para homenagear: o marido, pai, tios, irmãos e amigos.

Se o dia dos homens pelo menos fosse uma forma de conscientizar os cuidados com a saúde, além de promover reflexões a respeito de formas de combate a dominação masculina que continua enraizadas profundamente em nossa cultura predominantemente machista, teríamos algo de fato a ser celebrado nessa data.

Através do blog: www.tramasocial.wordpress.com