A existência precede a essência.

Esta frase é a célula mater do existencialismo. O homem, diante de suas inúmeras escolhas assume a responsabilidade de uma opção. Para Sartre o existencialismo é uma doutrina que torna a vida humana possível, (para mim torna a complexa vida humana mais simplificada), por outro lado declara que toda a verdade e toda a ação implicam um meio e uma subjetividade humana, o homem existe, se descobre, surge no mundo e só depois se define, ou seja, não é mais do que faz. O que faz... é a sua essência...

Mas qual o conceito de essência? A essência é algo simples. A essência é o que faz com que uma coisa seja o que é. A essência é o que constitui a natureza de um ser. Logo, a existência precede de fato a essência. Primeiro o homem existe. Em seguida, vem sua essência porque o homem é de fato responsável por suas escolhas. Independente de Sartre, Søren Kierkegaard, Karl Jaspers e Gabriel Marcel dentre outros filósofos existencialistas, vale ressaltar que existem leis universais. Existem Leis divinas. Existe física, química, elementos, átomos, existem vários fatores que corroboram para o existencialismo.

Não li em nenhum texto Sartre ou qualquer um filósofo, psicanalista ou escritor fazendo menção à física para comprovar esta verdade, porém, irei fazê-lo. Como amo inserir em meus textos várias ciências, farei menção à Física, ao saudoso e ilustre Isaac Newton em sua Terceira Lei "Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi". Uau, posso até sentir o prazer que o mesmo sentiu em sua imersão que possibilitou a criação de suas leis. "Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos."  Ação e reação. Ação e reação. Ação e reação.

Deixando um pouco a física e mergulhando nas Sagradas Escrituras encontro vários pontos que deixam claro as verdades existencialistas. Encontramos no  Livro Deuterenômio capítulo 30 versículo 15  "Vês aqui, hoje tenho te proposto a vida e o bem, a morte e o mal" versículo 19 (...) "que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição, escolha pois a vida para que viva tu e a tua semente..."  versículo 20 "Amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos a sua voz e te achegando a Ele, pois Ele é a tua vida e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaac e a Jacó que lhes havia de dar".  Logo, o Sábio Arquiteto do Universo nos deu a existência, cabe a nós, definirmos nossa essência. Temos livre arbítrio.

Cada ação que tivermos trará uma reação em nossa vida, em nosso "universo existencial". E isso não se aplica tão somente à fisolofia ou a textos... Isso se aplica em nosso "universo existencial", ou seja, em todas áreas de nossas vidas e com amplitude.

Em nossa existência somos seres pensantes. Estes pensamentos irão articular nossas idéias e as mesmas serão transformadas em ações (essência). Estas ações trarão reações. Diariamente somos levados a tomar decisões em nossas vidas. Fazemos escolhas diárias. Diante destas escolhas, seremos responsáveis pela opção escolhida e por seus frutos. O nosso processo de auto-definição é diário.

Muitas vezes passamos despercebidos no nosso processo mental de formação de pensamentos e irradiamos palavras desnecessárias, ações que prejudicam o próximo ou traz consequências futuras. De uma maneira simplista tudo isso poderia ser evitado.

Como dizia Sartre, "Existência clama por significado". Nossa vida precisa ter um significado. Precisamos ter uma biografia que faça diferença pelo menos em nossa própria vida e dos nossos familiares.  Mas como? Reconhecendo que nos definimos a cada instante e que sempre existe a possibilidade de tomarmos a decisão de sermos melhores. Sermos mais humanos. Sermos mais tementes ao Sábio Arquiteto do Universo. Sermos mais aprendizes no teatro da existência. Sermos mais altruistas. Sermos mais amáveis. Pensarmos como humanidade e não como indivíduo.

Algumas pessoas culpam o mundo por tudo. Para tudo que acontece com elas existe um culpado. Estas pessoas com este enfoque "coitadista" se sentem vítimas de tudo que acontece. Esquecem que elas são responsáveis por suas escolhas. No teatro individual da existência, o ato existêncial é de cada um. As escolhas é de cada um. As opções é de cada um. A auto-definição é de cada um.

Concluo meu texto afirmando que o melhor de tudo isso é que no momento em que lemos este texto, podemos fazer uma auto - análise de nossa vida, de nossa efêmera existência e pensar na mesma como um eco... O que estamos emitindo? Háaa... e podemos através desta auto - análise tomarmos a decisão de nos definirmos de uma maneira melhor. Em que podemos ser melhor? Em que podemos nos definirmos melhor? Em que podemos melhorar no que estamos emitindo? Tenho certeza que todos podemos nos tornar melhor dia após dia. Tudo é uma questão de disciplina, treinamento e escolha. 

Que este texto possa contribuir para tornar pessoas melhores. Melhores pais. Melhores mães. Melhores líderes. Melhores maridos. Melhores esposas. Melhores filhos. Melhores funcionários. Melhores humanos. 

Sempre temos a chanse de sermos melhores.

Precisava escrever este texto hoje.

Beijo no coração.


Fábia Braga. 
Fábia braga
Enviado por Fábia braga em 13/07/2013
Código do texto: T4385924
Classificação de conteúdo: seguro