Descarte de remédios no lixo

A humanidade faz uso de medicamentos desde os seus primórdios. Há séculos o Homem faz uso de remédios para os mais diferentes objetivos. Curar chagas e feridas, ajudar na cicatrização de cortes e machucados, anular os efeitos danosos de venenos e peçonhas, aliviar a dor, dar equilíbrio emocional e psicológico, reestabelecer as forças, trazer vigor físico, retardar o envelhecimento e rejuvenescer o corpo são algumas das diversas aplicações que os remédios possuem.

Antigamente o preparo dos remédios era feito principalmente a base de plantas e ervas medicinais. Era bem comum em todos os lares o hábito de cultivar tais plantas, que no momento oportuno eram utilizadas para preparo de chás, poções e unguentos curativos. O conhecimento acerca do cultivo e preparo desses itens preciosos era bastante valorizado e passado de geração a geração.

Com o advento da industrialização o preparo de remédios deixou o ambiente caseiro para fazer parte da indústria farmacêutica. A produção de remédios deixou o círculo familiar e passou a ser função de grandes corporações capitalistas. Atualmente quando alguém precisa de um medicamento não recorre mais a horta do quintal de seus avós, nem vai mais ao mercado municipal para adquirir ervas e plantas medicinais. Agora são as farmácias e drogarias os locais preferidos pelas pessoas que desejam encontrar a solução de alguma enfermidade ou dor.

Vale destacar que ao longo da história essas não foram as únicas mudanças ocorridas, pois outros aspectos que alteraram drasticamente forama produção eo consumo. Especialmente nas últimas décadas a produção em escala industrial ampliou enormemente a oferta e, em alguns casos, barateou bastante o preço dos medicamentos. Hoje é visível que o consumo de remédios está crescendo em todos os lugares, por todas as classes sociais. Dos grandes centros urbanos até as periferias é notório que as pessoas estão consumindo cada vez mais remédios.

Juntamente com esse aumento do consumo tem crescido também o descarte de medicamentos. Pouca gente sabe, mas não se deve jogar nenhum medicamento no lixo doméstico ou no ralo da pia, pois quando os medicamentos chegam ao meio ambiente eles podem causar sérios danos à natureza. O descarte de remédios pode alterar a qualidade da água e do solo, poluindo esses locais e afetando o desenvolvimento de plantas e demais organismos.

Os remédios precisam ser descartados de forma adequada e devem receber o mesmo tratamento que o lixo hospitalar. Por isso mesmo que recentemente foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal 12.305/2010, que exigedas Prefeituras ações específicas para cuidar dessa questão.

Todos nós sabemos que alguns problemas de nossas cidades são de responsabilidade única do poder público, mas em muitas situações, como é o caso do lixo, a solução do problema só se resolve com envolvimento de cada família e de cada cidadão. Nesse caso nenhum de nós pode se omitir dessa responsabilidade. Por isso, sugiro que procure se informar mais sobre o descarte de remédios e colabore de alguma forma para garantir a perfeita saúde do nosso planeta !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/07/2013
Reeditado em 05/08/2013
Código do texto: T4379282
Classificação de conteúdo: seguro