A Lenda do Negro D’água

O Negro D’água é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro. Não se sabe ao certo aonde surgiram os primeiros registros desse ser mítico, mas as estórias que falam dele estão por todo Brasil desde o tempo da colonização. Dependendo da região, o Negro D’água tem nomes diferentes, como por exemplo: Caboclo D'água ou Bicho D'água.

Todos nós sabemos que o povo brasileiro é uma mistura das raças de três continentes: os brancos europeus, os negros africanos e os indígenas americanos. Nos primeiros séculos após o Descobrimento milhares de africanos foram trazidos à força para o Brasil e aqui muitos deles fugiam da escravidão para se esconderem no meio da mata e, assim, voltarem a viver em paz. Muita gente acredita que é dessa época que surgiu a “Lenda do Negro D’água”. Nessa lógica, ele seria um fugitivo da escravidão que estaria vivendo escondido na beira d’água.

Em praticamente todos os municípios e vilas do interior do Brasil é possível encontrar alguém que conheça uma estória falando dele. Os pescadores contam que ele surge de repente para defender os rios, especialmente no final da tarde e nas noites de lua cheia. O Negro D’água assombra os pescadores e navegantes, em alguns casos virando e afundando suas embarcações.

Muitos pescadores contam que a aparição do Negro D’água acontece sem nenhum sinal prévio. Tais relatos dizem que ele surge do nada como um fantasma. Falam que de um instante pro outro ele aparece para apavorar os pescadores desavisados. Entretanto, existem outras estórias que narram alguns efeitos e acontecimentos que antecedem sua aparição. Dizem que o céu fica nublado, os peixes desaparecem, a água fica bem gelada, um vento forte começa a agitar as árvores nas margens do rio, um cheiro estranho começa a tomar conta do ambiente ...e aí, o Negro D’água aparece para atormentar o pescador.

Alguns dizem que o Negro D’água às vezes aparece soltando uma gargalhada assustadora e se agarra a rede ou linha de mão do pescador e arrasta o barco para outra direção. Outros contam que sentiram o barco se mexendo de um lado pro outro, e quando notaram lá estava o Negro D’água agarrado à beirada, tentando virar o barco.

Enquanto muita gente apresenta a imagem do Negro D’água como um ser malvado, também existem aqueles que enxergam nesse personagem um papel positivo. Várias narrativas retratam seus aparecimentos somente para defender os rios e lagos de pessoas sem consciência ecológica. Dizem que o Negro D’água só ataca os pescadores e navegantes que não respeitam a natureza. Para essas pessoas, jogar lixo no rio, deixar o local do acampamento em más condições ou sair para pescar na piracema (que é o período de reprodução dos peixes), esses sim são os reais motivos que levam aos ataques do Negro D’água. De acordo com essa visão o Negro D’água atua como outro ser mítico: o Curupira, que é um defensor das matas e florestas. Assim, muitos moradores do interior afirmam com alegria que o Negro D’água é um personagem bom, que só ataca pessoas que querem destruir a natureza.

É certo que essa Lenda do Negro D’água é bastante importante, pois ela vem reforçar o desejo dos povos que vivem às margens de rios e lagos de todo Brasil que desejam de todo coração que o meio ambiente seja preservado !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 503, p. 15, de 17/07/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/07/2013
Reeditado em 20/07/2013
Código do texto: T4378858
Classificação de conteúdo: seguro