A verdadeira revolução está por vir ...

' Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça..' Mt. 5:¨6


Somos todos políticos, disto não tenho dúvida. Entretanto não creio nas transformações sociais, se não acontecerem como consequência da transformação interior do homem.
A sociedade humana sempre será imperfeita. Só ditadores ousam dizer que o perfeito é possível na terra.
Há uma falha trágica no homem, que nas tragédias gregas é o fator que o faz, na busca pela solução perfeita, encontrar somente a morte.
Mas se a tragédia foi contada é para que o leitor aprenda com os erros do herói ou, no mínimo, busque uma causa pela qual lutar.

Dito isto, passo a considerar como as sociedades muitas vezes são presenteadas com homens que provocam revoluções e faz as coisas acontecerem, impulsionando outros a sonhar um sonho coletivo.
Tragédas existem, mas histórias com final feliz também.

Poucas são as pessoas que realmente vivem os valores que pregam.
Quantos políticos e grandes homens criticaram sistemas e formas de governo e por isso deram suas vidas, mas ao chegarem ao poder usaram as mesmas armas do inimigo/adversário e, o que é pior, tornaram-se cópias fiéis daqueles, outrora objeto de suas críticas.
Quantas correntes ideológicas, inúmeros partidos políticos, promoveram revoluções, mas ao chegarem ao poder tornaram-se apenas manipuladores das massas, amantes dos confortos dos palácios e escravos da vaidade. Prometeram às massas famintas dignidade e tudo que as concederam foi apenas a feira no fim do mês ao operário.
Para muitos, felicidade não rima com dignidade apenas com prosperidade - e isso em termos financeiros.
Além disso, quem seria capaz de dar um sonho a alguém? Pão pode ser produzido na padaria mais próxima, mas sonhos são idealizados no céu... Pães feitos de trigo matam a fome da barriga faminta e é isso o que a maioria das pessoas buscam: a satisfação imediata de seus desejos. Sonhos, ah...! Sonhos são tecidos no seio de uma alma faminta de vida.
Desculpem- me os que fazem coro com a famosa frase do comunista que disse que ' primeiro vem o estômago.' Não me aprofundei muito na teoria comunista, mas discordo completamente desta frase. Pode ser que esteja descontextualizada, mas ainda assim... Creio que muitos políticos consideram seus eleitores apenas animais famintos que precisam encher seus estômagos...

Entretanto, de tempos em tempos, Deus nos presenteia com almas especiais, capazes de transformarem palavras em ações, filosofias em projetos de vida que realmente transformem o indivíduo. Sonhos em realidade.
Homens que são como tochas de fogo, a iluminar a escuridão na profunda noite da alma humana. Que além do pão para o estômago, que certamente é parte da construçao da dignidade humana, conseguem fazê-los sonhar... faíscas a incendiar corações, ateando fogo em paixões .
Homens capazes de dar ao homem um sentido de dignidade, valor e, acima de tudo, coerência entre o crer e o fazer - algo tão difícil de se encontrar na sociedade ocidental que se auto-denomina Cristã.

Luther King para mim é inspiração, ele conseguiu colocar em ação sua fé, tornar seu Deus humano, e humanizar sua doutrina, e o mais importante, fazer seguidores e tocar na ferida de seu país: o racismo.
A hipocrisia da América branca e protestante - o preconceito racial, certamente foi ou deveria ter sido uma ferida - a insônia do americano e seu sonho.
King incomodou o branco em seu sonho e fez com que os negros também sonhassem.
Quando falo de Luther King para meus alunos, sinto que algo acontece... embora o aluno da escola pública brasileira seja tão massificado, há alguns que ousam sonhar...

O Brasil é carente de líderes que deem ao povo mais que uma
' bolsa '...
Não tenho conhecimento suficiente para falar de política e economia, entretanto sou sensível à voz do meu tempo e às carências do meu povo. Se alguém criticar o meu texto por achá-lo muito ingênuo, vou aceitar, pois são apenas minhas opiniões .

Precisamos de líderes que sonhem o sonho do nosso povo, e os faça acordar do profundo sono da indulgência. Precisamos de mais Darcy Ribeiros, mais Cristovam Buarques, irmãos Vilas Boas, Zumbis dos Palmares, e muitos, muitos mais.
Foi Darcy Ribeiro que disse estar orgulhosamente entre os
'derrotados'. Muitos dos nossos líderem só querem vencer as eleições.
Nossos irmãos excluídos precisam além do pão, também do céu.
E o que dizer de nossos irmãos anônimos que enfrentam a violência urbana, sem se dobrar à voz da corrupção que nos rodeia, acreditando no bem e na ética. Heróis anônimos que convivem com a tragédia diária de verem filhos e amigos sacrificados pelo deus da impunidade, cujos discípulos - anjos da morte, carregam armas, transgridem todas as normas - acobertados pela mão protetora dos falsos ' direitos humanos'.
Bandidos desafiam a justiça, porque sabem que ela está literalmente 'cega' e 'muda' em muitos tribunais do Brasil, ameaçada de morte pela interpretação errônea do que sejam 'Direitos Humanos'.

A morte de muitos dos nossos jovens começou no ventre que os gerou. Gente a quem foi negada vez e voz, gente que seguiu a cultura das massas e dos rebanhos que a grande mídia gosta de conduzir. Gente que não conseguiu esculpir seu próprio rosto na sociedade. Gente cujas máquinas da felicidade fabricou-lhes sonhos...
O país que distribui 'bolsa carinho' é o mesmo que induz à prostituição infantil através de uma mídia lasciva, que leva crianças ao apelo sexual muito cedo.
O país que quer colocar os usuários de crack em hospitais é o mesmo que não pune severamente pais e mães omissos que provavelmete os gerou em festas de carnavais e orgias sexuais aprendidas nos bacanais assitidos em rede através das grandes mídias televisivas. O país do 'jeitinho' para a corrupção e que gosta de burlar a lei é o mesmo que exalta a 'malandragem' em letra de samba.

Fico feliz em ver muitos estudantes mobilizados nas ruas... Há uma esperança... Tem gente ouvindo e vendo. Tem gente que não é gado, não é massa, tem vez e voz, tem um rosto.
Infelizmente, porém, não vi o pobre nas manifestações, posso estar enganada.... Uma gari morreu porque não sabia que não precisava ir
'trabalhar'.
É uma manifestação que nasceu nos centros acadêmicos universitários? Se for, isso é muito bom. Das cabeças pensantes devem vir a solução.
Mas a grande maioria que vota ainda se deixa comprar com abraços, beijos, promessas falsas, e se a bolsa estiver com apenas 'trinta moedas de prata', tudo está bem. Traem-se ideais, traem-se princípios, pelo bem do imediato, o importante é a feira do fim do mês... o resto... ah ... o resto é apenas a 'ETERNIDADE', e isto é assunto para sonhadores...