Ensaio sobre a nova estação

Chegou o inverno, a lua está mais próxima, sinto sua presença, o dia será mais curto, irei brevemente mergulhar na noite e a noite irá mergulhar em mim.

Chegou a nova estação, a mesma que se repete anualmente, nos reunimos em torno a fogueira de nossa imaginação e de nossos sonhos e ilusões, e semeamos nossos sentimentos nesse chão gelado.

Chegou a estação da renovação. O que for para ficar, ficará e irá suportar o gélido inverno que se declamará nessa noite e irá dar vida a vida que se esconde naquilo que plantaremos.

O que irei eu plantar?

O que irei eu jogar na fogueira? Algo que já secou, uma já morta figueira, que já não dá fruto e nem tem vigor, que só serve para alimentar a clareira da luz que nos aquecerá por um breve tempo.

Engraçado que anos que se levam para criar uma tronco massivo, se faz cinzas em pouco tempo. Inalaremos essa poeira de uma forma ou outra, ou a beberemos. Suas micropartículas de vida nos darão vida, e assim a vida continua, mesmo havendo a morte.

Irei plantar belas flores, num belo jardim, irei plantar sementes de vitórias e daquilo que preciso, nada desperdiçarei. Já não aguento mais a velha história de não saber o tempo certo de colher aquilo que plantei. Me tornei amigo do tempo, tudo o que preciso para uma bela colheita, com ele aprenderei.

E entre rimas e ensaios, entre textos e poesias, e entre músicas e boas conversas, quero viver com alegria. O inverno é tempo de se recolher, tempo de se planejar, tempo de se preparar.

Estação feita para ficarmos mais dentro de nós mesmos, sentimos o sabor dos alimentos de outra forma e nos aquecemos com vinhos doce, tinto, vinhos de almas e de vidas, vinhos de êxtases e alegrias.

Essa data me remete a lembranças antigas e breves. E nessa noite começo o meu ritual de passagem. Deixo para trás duas estações que muita coisa colhi e ficarei mais em silêncio, dentro de mim.

Noite de lua cheia, noite de noite longa, lua perto de mim, e sinto todas as energias e fluídos do universo. Sinto o amor de pessoas que conheço a muito tempo, e sinto a paz com o carinho de quem faz pouco tempo que reencontrei. Lugares que o destino me oferece, para que possa me concentrar, planejar e trabalhar.

Noite de festa, noite de alegria. Não tenho medo nem temor de repetir palavras nesse ensaio, pois é um ensaio, mas minha alegria não. Não tenho medo nem receio de viver os ensejos de meu coração. Vivo perante ensaios, teatros, espetáculos e a vida será sempre minha grande atração.

Viva a festa do equinócio, viva a festa de São João, e viva a chegada da nova estação.

22/06/2013