Percepção

Passo tanto tempo pensando em coisas que não fiz, não pude, não quis... E graças a Deus pouco tempo pensando nas coisas que fiz...

“Na falta de algo melhor, nunca me faltou coragem...”

Na vida, na busca de aprovação já fiz coisas que não faria normalmente, já feri princípios meus, por vontades mais fortes que minha força de vontade, mas nunca fui covarde para esconder minhas aprovações ou desaprovações atrás de sorrisos falsos e calunias veladas.

Todo discurso é imperativo, sem exceção, sempre achei isso... Mas nunca fui pretensioso a querer dizer a quem quer que seja o que fazer, como agir, acho a beleza do dialogo, das discussões acaloradas, das trocas de opinião, e até das ásperas discordâncias, acima da elegante feiúra das concordâncias irracionais, a que algumas pessoas querem sujeitar os próximos, os distantes, os alienados...

“Não quero seduzir, seu coração turista, nem quero te vender, o meu ponto de vista”

Já me considerei errado por ser mais sincero do que gostaria, e já me perguntei quando as virtudes passaram a ser defeitos, quem Le esse texto dificilmente me vera sorrindo quando não tenho vontade, nem triste para parecer simpático ou merecer simpatia, mas também dificilmente me vera ser mal educado por ser assombrado por meus próprios fantasmas. Lembro-me de tempos, onde fui considerado inocente, “bonzinho”, educado, inteligente e também de tempos onde me acharam antipático, maldoso, idiota. Com qual versão me enxergo? Talvez com nenhuma, Sempre achei que as definições estão nos olhos de quem vê... Não sou mau, nem santo, nem um gênio, nem extremamente burro. Fujo das pré definições, posso ser muito bom em algo difícil, e muito ruim em algo simples, as variáveis se multiplicam em um mundo tão cheio de opções. O que tenho certeza é que o tempo hoje, passa pra mim muito mais rápido do que já passou, me lembro de meses de férias que duraram anos na minha percepção, e ultimamente os anos que me parecem meses, Tudo é questão de percepção, mas veja o milagre, hoje, entendo e vejo muito mais coisas do que naquela época, meio que uma realidade que passa voando mas eu percebo em câmera lenta, envelhecendo o mais do mesmo, e clareando o que merece ser clareado, talvez o principio da maturidade (acho que ate os idosos continuam amadurecendo) tenha me trazido alguma vantagem em não fazer tempestade em copo d’água, em analisar o que vale ou não a pena, pena que nem todo mundo enxergue assim... Percepção...

“O tempo parou, feito fotografia, amarelou tudo que não se movia. O tempo passou, claro que passaria, como passam as vontades, que voltam outro dia...”

Planos, tenho, mas posso mudá-los, erra quem me julga pelas aparências, pelos olhares superficiais... Percepção... Não quero muito da vida, alem do conforto que todos querem, uma casa, um carro, um cachorro, alguns livros, talvez muitos. Nada alem do que a paz de chegar aos finais, talvez sem tudo que queira, mas com a certeza de ter tentado tudo que quis, feito tudo que consegui, batalhado nas vitórias e nas derrotas. Que o futuro, as mudanças, se aproximem na velocidade que a vida achar necessária, enfrento de frente e de peito aberto como sempre enfrentei, que a vida traga os sonhos que eu tive, se não puder, que traga os que eu não tive... Percepção...

“Eu tive um sonho, o mesmo de outro dia, lembranças do futuro, que a gente merecia...”

Queria que as pessoas tivessem a arte de enxergar alem das aparências, de falar de peito aberto as opiniões veladas... Ops.. Cai na armadilha dos discursos imperativos, não quero dizer a ninguém o que fazer. Só acharia mais inteligente, honesto.. Percepção...

Que pessoas mais novas sejam mais maduras que algumas mais velhas. Que pessoas que deveriam ser maduras ajam como crianças... Percepção... Que o mundo seria melhor se o dialogo prevalecesse, entre pais e filhos, entre homens e mulheres, entre amigos..

Mas o tempo passa, percepção... Percepção...

“O tempo passou, claro que passaria, como passam as vontades, que voltam outro dia... Nem sempre foi assim, outro mundo é possível, pode até ser o fim, mas será que é inevitável?

Eder Silva