QUAL É O MÉRITO?
ENSAIO:
Quem já caminhou um tempo pela vida sente nitidamente que o mundo mudou demais, e nos últimos tempos talvez tenha mudado tanto ,que em tempo algum houve um impacto social tão rápido e importante nas relações humanas.
Tudo mudou tão rapidamente nos últimos quinze anos que sequer tivemos tempo de nos acomodarmos às mudanças mais radicais, aquelas que influenciam diretamente nossa dinâmica de vida em sociedade.
É o que chamam de revolução cultural.
A vida acelerou tanto, muitas informaçôes, muita competitividade, inversão de valores materiais, inversão de valores humanitários. Tudo é rapidamente descartável.
Aqui no Brasil, certa vez, consta que uma fala dum personagem famoso , quiçá mal interpretada , gerou a cultura da "lei de Gérson", a tese que defende que somos uma cultura do "levar vantagem em tudo". É o salve-se quem puder...
Assim sendo, durante a nossa vida, vamos percebendo que dada às circunstãncias muito variaveis do meio, vez ou outra vemos a lei de Gerson cada vez mais vigente entre nós, e como nem sempre ao interlocutor há tempo hábil, a tal lei funciona como a força dum canhão.É o tudo ou...o tudo.
As pessoas querem o sucesso por qualquer meio, mesmo que se tenha que inverter os valores do que já está demasiadamente invertido. A ética tombou por terra.
Ser ético nos dias de hoje é como comprar uma entrada para as prateleiras dum museu de humanidades esquecidas e ficar exposto às gargalhadas do tempo.
Ocorre que sucesso é uma escada ascendente de conquistas pela vida, não há como fugir dessa logística. Há verdades que o tempo não engole.
Sucesso de verdade é conquista através do tempo, algo plantado com muito trabalho, estudo, capacitação, perseverança, com boas porções de paciência, de determinação, de presença, de dedicação, de oportunidades batalhadas, e claro, consideremos uma pitadainha de boa sorte.
Sucesso sem mérito não é sucesso, é arranjo explosivo e temporal da conveniência do momento. É algo sem lastro, é como inflacionar a própria existência.
Sucesso é algo que tem gosto de vitória...
Mas quais vitórias poderíamos comemorar como pessoas?
Numa sociedade em que o oportunismo é considerado sucesso de quiasquer "vitórias" duvidosas cabe ressaltar que há podiuns significativamente tão nocívos ao meio que premiam com troféus de honra aos que se negam a eles.
Num mundo globalizado em que uma multidão de bilhões de pessoas procuram pela subsistência rasa entre a fome física e a fome do espírito, à avidez ao sucesso a qualquer custo é de se esperar que dias bem piores virão.
Dias em que a humanidade perderá o senso total de que para existir é necessário cada ser coexistir com a ambição do seu ego já adaptado ao sucesso legítimo do outro.
Até lá a lei de Gerson superará até a lei de Talião.