FACES DO INCONSCIENTE

Amada Lu! Fiquei muito feliz e grato por tua presença no ato festivo de lançamento da Coletânea da Poesia Gaúcha Contemporânea, em Porto Alegre. Segue um novo ‘textículo’ para a tua diversão. Pretendo um novo ensaio breve sob a ótica psicoliterária... Beijos do poetinha JM.

“UNIVERSO EM GESTAÇÃO

Joaquim Moncks

Sempre fruto do Mistério – aquele que nunca se sabe o que verdadeiramente é e de onde provem – por inexistir nenhum aviso coerente com a lucidez, alguns ‘condenados ao sentir’ entram em “estado de Poesia” para que o poema se deixe fluir do cadinho das emoções... Este é um momento único em que em o espiritual deixa a sua voz surgir de dentro dos casulos psíquicos. Conforma-se, assim, a peça estética com o presencial dom da Poesia, que não é ela mesma, e, sim, o que dela podemos nos deixar aperceber. Tal um espelho mágico que alonga, engorda e desconcerta a figura a espelhar-se.

– Do livro A FABRICAÇÃO DO REAL, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/4326693”

No mistério da poesia, a gestação do consciente... A vida é magia e é Mistério, fruto sempre de um fantasma que se denominando inconsciente, reveste-se de mil roupagens e se esconde maquiavélico na memória de um ontem. Sem saber quem é e de onde vem, espreita-se em um acontecer deslumbrante, assumindo todos os tons e sons, que se misturam e se confundem no espelho de uma odisseia, sem autoria. E assim, por sucessivas vezes morre na poesia, ressurge na ousadia, e é gestado no sonho e na boemia. Vive rimas desconexas, procriando vidas, em que a voz não soa nem ecoa... Sem identidade, busca o seu real acontecer na essência pura do ser. Entretanto, ciente de ser inconsciente, busca na Poética a satisfação e a magia que ainda deveras não sente... A face do inconsciente, em poesia se revela, e o universo é gestado.

– Do livro O IMORTAL ALÉM DE SI PRÓPRIO. Joaquim Moncks / Marilú Duarte, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/4337168