Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Breves

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Breves, na Ilha de Marajó (Estado do Pará), dispõe sobre a Política Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Florestal.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Breves é um órgão colegiado composto de forma paritária por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, a saber: (I) Cinco representantes do poder público; e (II) Cinco representantes da sociedade civil organizada.

Quando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Breves foi criado ele era da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agricultura (SEMARHA). Mas com o desmembramento da SEMARHA, através da Lei Municipal n. 2.239 de outubro de 2011, foram criadas três Secretarias Municipais, a saber: Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMUPA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Desde tal período, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) está vinculado Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), que é a responsável pelo seu suporte financeiro, técnico e administrativo.

A função dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) é considerada serviço de relevante interesse social, e por isso mesmo os conselheiros não são remunerados por seu trabalho.

O mandato dos membros do CMDRS é de dois anos, permitida uma recondução, salvo os representantes do Executivo Municipal.

Desde sua criação o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Breves tem firmado parceria com inúmeras entidades ligadas à melhoria de vida das comunidades do meio rural, como por exemplo: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Secretaria Estadual de Agricultura (SAGRI), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA), Banco da Amazônia (BASA), Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), Sindicatos e Associações de Produtores Rurais, entre outras.

O Engenheiro Florestal Carlos Marques Bezerra é um dos profissionais com maior histórico de atuação no segmento produtivo agrícola e floresta do município de Breves, e ocupa atualmente o cargo de presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) como representante da Cooperativa Agrícola Mista da Ilha do Marajó (COOMAGRIM).

As reuniões do CMDRS acontecem no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), que se situa à Avenida Justo Chermont, n. 312, Centro, Breves – Pará. CEP 68.800-000. Quem quiser colaborar e saber mais informações basta falar com o Engenheiro Florestal Carlos Marques Bezerra, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Breves. Telefone para contato: (91) 9292-1018. E-mail: coomagrim@hotmail.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 03/06/2013
Código do texto: T4323840
Classificação de conteúdo: seguro