"Orar é aprender a desejar."

Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. Salmos 21:2

O rei Davi estava alegre porque ele deve ter recebido de Deus algo que seu coração desejava .Mas é importante saber que Deus não é um realizador de desejos.Ele atende orações que são feitas segunda o seu propósito na terra. No dicionário "On Line" um dos significados de desejo é "Ação ou efeito de possuir, vontade.Ambição intensa por alguma coisa; pretensão. Excesso de vontade por bens, posses etc; cobiça: o desejo de poder. "

Por aqui a gente já pode entender a razão pela qual nossos desejos não devem se alinhar facilmente aos desejos de Deus.Nossa visão é micro,enquanto Deus tem todo o panorama do universo de nosso destino. Mesmo para quem é ateu, a concepção de diferentes valores é uma prática comum entre a pessoas em sua relações. Para Jacques Lacan , "o desejo é o desejo de outro desejo".

Aqui fica ainda mais obvio a complexidade deste tema, já que ,partindo desse pressuposto, um desejo é propulsor que nos leva sempre adiante, e não um vetor direcionado a um alvo específico.Há que se trabalhar muito para entendermos os nossos desejos. Sabemos que ,nem sempre entendemos o que desejamos.

Imagina se Deus tiver que se guiar pela nossa inconstância e falta de objetividade!! Será uma caminhada caótica sem nenhuma produtividade.Por isso , gostaria de expor o que penso sobre o desejo de Deus que se cumpre em nós. Diferente de "Deus cumprindo o nosso desejo"

Obviamente que ele cumpre sim.Nosso desejo pode ser uma fonte de inspiração para o Pai.Na verdade existe uma fonte em nós que jorra para fora, e é lá que esta o potencial que nos mobiliza. O problema é que nem sempre esse local esta a nossa disposição ou aberto a negociação. Uma fonte é uma origem,um local que transborda e produz.Às vezes ela pode até estar seca,mas continua uma fonte. Nem sempre estamos consciente do que estamos produzindo ou não, pois não nos conhecemos o suficientemente bem.Mas se uma árvore produz apenas um fruto ,como natureza também somos um produtor de frutos .Somos raiz, caule,folha e fruto. Não tem como fugir disso. Tudo tem um princípio , um meio e um fim. E nesta jornada a gente ,muitas vezes,não sabe onde estamos e nem mesmo quem somos, ou para onde estamos indo .É nessa complicada e complexa existência que deveríamos nos ajustar com quem sabe tudo sobre SER no mundo.Uma vez numa aula de filosofia descobri que o "Eu Sou" é o que os humanos querem entender e revelar.A razão de toda existência complicada ,complexa ,mas fascinante é o grande mistério e questionamento do ser humano. E não querendo ser chata ou mística,mas sendo ateus ou crentes,todos podem concordar comigo que estamos aqui nesta terra e fazemos parte de um grande sistema, seja ele bio-eco-sistema,seja dentro de um universo físico-químico, seja ele espiritual. Somos integrantes de algo maior.Não existimos isoladamente. E é nesse caminho que se encaixam os nossos desejos alinhados com os desejos de Deus.O desejo é o material que desencaixa todas as peças travadas, que força o equilíbrio dos que vencem , que enfraquece a força dos que odeiam , é a tinta escrevendo uma história . Perdoamos e amamos por nossos desejos mais íntimos. Neste caminho somos peças fundamentais de esquemas manifestos na terra,porém engendrados nos céus.Numa amplitude cósmica e infinita sem possibilidade de consciência humana. E nesta construção histórica sonhamos para continuarmos fortes, e agimos pelo desejo de concluir estes sonhos.

Todo esse movimento de conquista é regado da fé e da coragem de quem deseja, pois somente estes conseguem ficar de pé quando a terra é conquistada. Alguns podem entrar até entrar ,mas não entendem o seu significado ,não podem enxergar seus encantos, e nem desfrutar do azeite ou vinho, pois estão focados no mar , e a terra fica distante dessa ilusão de bem estar.

Enfim,sei que uns gostam de terra,outros de mar.Mas se não conhecermos nossa identidade , e não entendemos nossa vocação seremos humanos no mar e leões marinhos na terra. Sem ar, sem alegria e sem liberdade.

Rosangela Brunet

"Orar é aprender a desejar "René Kivitz

Rosângela Brunet
Enviado por Rosângela Brunet em 29/05/2013
Código do texto: T4315063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.