Pela obrigatoriedade do uso de cinto de segurança em coletivos
A obrigatoriedade de uso de cinto de segurança por passageiros de veículos automotores é antiga, embora só tenha passado a ser efetivamente fiscalizada, e cumprida, há poucos anos.
Conforme explícito no nome, o uso de cinto de segurança é importante para a segurança do usuário, deve ser usado para salvar vidas e evitar contusões e mutilamentos, hoje existe consenso sobre isso.
Estranhamente, em coletivos públicos, essa prática não é efetuada. Mais grave e surpreendente é o fato de que, nas cidades brasileiras, os ônibus circulam abarrotados de pessoas viajando de pé.
Ora, os mesmos critérios de segurança que obrigam passageiros de veículos particulares, muito mais seguros, a usar cinto de segurança tem que ser usado nos coletivos. Deve ser proibido, imediatamente, o transporte de pessoas de pé, e fiscalizada a obrigatoriedade do uso de cinto também nesses transportes.
* * *
As razões acima me parecem suficientes para a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança em coletivos. Alguns, no entanto, evocarão justificativas econômicas para a manutenção do risco imposto aos passageiros atualmente.
Creio que as razões econômicas para tal sejam irrelevantes, interessam as humanitárias. Ainda assim, em resposta a essas objeções, devo dizer que tal obrigatoriedade forçará o aumento de salário necessário para que o trabalhador pague um transporte digno.