Colônia de Pescadores Z 62 de Breves

A Colônia de Pescadores Z 62, no município de Breves, na Ilha de Marajó (Estado do Pará), foi criada em 23 de Abril de 2000, sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir em uma única entidade pessoas físicas que se dediquem a atividade pesqueira, visando aplicar políticas públicas eficientes que aumentem e otimizem a produção sem gerar riscos para os estoques pesqueiros, dando melhores condições de vida para os pescadores possibilitando a continuidade de suas atividades.

A 1ª presidenta da Colônia de Pescadores Z 62 de Breves foi a Cleidelene Galvão de Araújo, que tem uma longa história de luta em movimentos sociais (associações, sindicatos etc.). Iniciou sua carreira como militante em ações e projetos populares atuando no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR), e no ano de 2000 a Srª Cleide Galvão tornou-se uma das sócias fundadoras da Colônia de Pescadores Z62 de Breves, aonde travou uma grande luta na defesa dos direitos dessa categoria. Entre os anos de 2009 e 2012 foi vereadora de Breves, sendo eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Vale destacar que nesse período Cleide Galvão escreveu dois livros (“Livre que te quero Livre” e “Visão de Águia”), com belas poesias que retratam a vida simples dos moradores e os encantos naturais da Ilha de Marajó. Atualmente ela é presidente do Sindicato de Pescadores e Pescadoras de Breves (SIDAPABE).

O 2º presidente foi o Sr. Milton Galvão de Araújo, que é um dos sócios fundadores da Colônia, que desde o início esteve envolvido na luta de direitos dessa categoria. O Sr. Milton Galvão é irmão de Cleide Galvão. Os dois fazem parte de uma grande família brevense de 11 irmãos, todos filhos do casal Milton Leão de Araújo e Deuselina Galvão de Araújo.

A 3ª e atual Diretoria da Colônia de Pescadores Z 62 de Breves é composta da seguinte forma: Rosiclara Santana Nascimento “Rosinha” (presidenta), Efraim Miller Araújo dos Santos (Vice-presidente), Adenilton Ferreira Brabo (1° Secretário) e Adiele Araújo Fonseca (1° Tesoureiro). O Presidente do Conselho Fiscal da Colônia de Pescadores Z 62 de Breves é o Sr. Milton Galvão de Araújo. Os mandatos tem duração de 2 (dois) anos, com possibilidade de renovação.

No ano de 2006, a Colônia de Pescadores Z 62 de Breves contava com cerca de 560 filiados. Depois que os benefícios do Governo Federal começaram a chegar à região (como por exemplo: aposentadoria e Seguro Defeso), o interesse dos pescadores aumentou e nos dias de hoje existem cerca de 5.000 filiados, sendo que desse total aproximadamente 3.500 estão ativos, mantendo as contribuições em dia e participando das reuniões e cursos.

Desde sua criação a Colônia de Pescadores Z 62 de Breves tem firmado parceria com inúmeras entidades ligadas à melhoria de vida das comunidades do meio rural, como por exemplo: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência da Pesca, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria Estadual de Agricultura (SAGRI), Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (SEPAQ), Prefeitura Municipal de Breves, Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMUPA), Sindicatos e Associações de Produtores Rurais, entre outras.

Quem quiser colaborar e saber mais informações sobre a Colônia de Pescadores Z 62 basta falar com a Rosiclara Santana Nascimento “Rosinha” (presidenta), ou Efraim Miller Araújo dos Santos (Vice-presidente), na Rua Paes de Carvalho, n. 2381, Centro, Breves (Pará). CEP: 68.800-000. Telefone para contato: (91) 9351-6723. Email: millerbreves@hotmail.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2013.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 20/05/2013
Reeditado em 18/06/2013
Código do texto: T4300566
Classificação de conteúdo: seguro