Ensaio #014: MUITO OBRIGADO TIC, TAC E AUTO
Tenho três grupos de amigos que sempre me auxiliam em toda e qualquer atividade. Costumo lhes chamar de Tic, Tac e Auto.
Todos eles são de vital importância. Não consigo imaginar minha vida sem, pelo menos, um deles. Acompanham-me desde muito antes de eu nascer. Servem-me com a maior dedicação, mesmo sem nunca nada lhes haver pedido. Como os poderia classificar? Do meu ponto laico de vista, tentarei fazê-lo por osmose, da forma que os tenho experimentado ao lindo desta jornada.
Os TIC pertencem à classe lógica. Processam tudo de forma racional e metódica. Fico a imaginá-los num alojamento tipicamente militar, tudo formal, certinho, bem calculado e cronometrado. Primam pela presteza e exatidão dos seus atos, agindo com arguta eficácia, nos mínimos detalhes.
Os TAC são tipicamente criativos. Os incautos diriam pressurosamente que agem sem pensar. Ledo engano. É aí onde está todo o engano. Os criativos, ao contrário dos lógicos racionais, não perdem tempo com lógica e cíclicos raciocínios, simplesmente porque processam tudo em bloco. É, como diria, um processamento sistêmico, no qual, com espantosa precisão conseguem realizar suas tarefas mais complexas num ínfimo espaço de tempo, com invejável eficiência. E não adianta perguntar-lhes como e por que se faz isso ou aquilo, pois certamente, a maioria não saberia explicar.
Os Auto são o grupamento mais eficiente que eu tenho em meu favor. São subdivididos em Simpático, Parassimpático e Entérico. Enquanto que, com os grupos Tic e Tac tenho certa interação e poder de decisão, dos Auto apenas sei que os tenho. Eles são os responsáveis por todas as minhas funções vitais e, se me mantenho vivo, certamente é a eles que tudo devo. Se de mim dependesse, há muito teria morrido. Mais detalhes sobre, confira o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso.
Sou muito grato a Deus por cada Neurônio de meu Sistema Nervoso. Grato por desempenhar tão bem o papel a si determinado.