Estudo avalia efeito dos intervalos de detecção aumentados em CDIs na função Pacing, distribuição de choques por CDI e choques inapropriados

Programar um cardioversor desfibrilador implantável (CDI), com um intervalo de longa detecção o comparado com um intervalo de detecção de padrão, resultou em uma redução nos episódios de estimulação antitaquicardia, distribuição deoschoques de CDI e os choques inapropriados, de acordo com um estudo realizado na edição de 08 de maio do JAMA.

"A terapia com CDI é agora o padrão de cuidado na prevenção primária e secundária. Conforme as indicações para os implantes têm se expandido, a preocupação com os possíveis efeitos adversos das terapias do CDI sobre o prognóstico e a qualidade de vida surgiu. Vários autores têm relatado que as terapias com CDI tanto aquelas apropriadas quanto as inadequadas, estão associadas com um risco aumentado de óbito e agravamento da insuficiência cardíaca. Para reduzir esses resultados desfavoráveis​​, vários estudos têm focado na identificação das melhores estratégias de programação do dispositivo, quer por algoritmos de segmentação do pacing antitaquicardíaco [ATP; utilização de técnicas de estimulação do pacing para a interrupção da taquiarritmia] para interromper as taquiarritmias ventriculares rápidas [ritmo anormal do coração] ou por investigar a utilização de intervalos de detecção da arritmia prolongada", segundo a informação de background do artigo. "A utilização de mais intervalos para detectar as taquiarritmias ventriculares tem sido associada com a redução de terapias de CDI desnecessárias."

Maurizio Gasparini, MD, do Humanitas Clinical and Research Center, Rozzano, na Itália, e seus colegas, conduziram um estudo (ADVANCE III) para determinar se a utilização de 30 dos 40 intervalos para detectar arritmia ventricular (VT) (detecção longa) durante os episódios de VT rápidos espontâneas reduz a oferta de ATP e do choque mais do que em 18 dos 24 intervalos (detecção padrão). O estudo randomizado incluiu 1.902 pacientes de prevenção primária e secundária (idade média de 65 anos, 84 por cento homens e 75 por cento de prevenção primária de CDI), com etiologia isquêmica e não isquêmica submetidos a um primeiro implante de CDI em um dos 94 centros internacionais (entre março de 2008 a dezembro de 2010). Os pacientes foram randomizados na proporção de 1:1 para a programação com intervalos de detecção longos (n = 948) ou padrão (n = 954).

No total, 530 episódios foram registrados, e classificados pelos dispositivos, como arritmias ventriculares. Durante uma média (ponto médio) de seguimento de 12 meses, o grupo de detecção longa obteve uma taxa de 37 por cento menor de terapias distribuídas (ATP e choques), (346 x 557) em comparação com o grupo do intervalo de detecção padrão. As estimativas sobre o tempo para o primeiro tratamento com CDI (ATP ou choque) mostraram uma probabilidade significativamente menor de receber uma terapia para o grupo de longa detecção.

Os pesquisadores também descobriram que a frequência de choques apropriados foi semelhante entre os grupos, enquanto o grupo de longa detecção foi associado com uma incidência significativamente menor (45 por cento de menor taxa) de choques inapropriados. Além disso, uma taxa de hospitalização mais baixa foi observada no grupo de detecção longa. Não houve diferença significativa nas taxas de mortalidade observadas entre os grupos.

"AVANÇO III demonstrou que o uso de uma configuração de longa detecção, em CDIs com a capacidade de fornecer ATP durante a carga do capacitador, reduziu significativamente a taxa de terapias ventriculares realizadas e dos choques inadequados, em comparação com a configuração padrão de detecção", escrevem os autores. "Esta estratégia de programação pode ser uma abordagem útil para destinatários de CID".

Editorial: Reducing Shocks and Improving Outcomes With Implantable Defibrillators

Merritt H. Raitt, M.D., of the Portland Veterans Administration Medical Center and Oregon Health and Science University, Portland, comentários sobre as descobertas deste estudo no editorial anexo.

"Os resultados do estudo ADVANCE III, por Gasparini et al, adicionaram novas e importantes informações para a base de dados de programação do CDI, para prevenção de arritmias ventriculares. Independentemente de conhecer se essas intervenções programadas levam a redução da mortalidade, a redução inequívoca em choques CID e a redução da hospitalização, sem aumento de eventos adversos, como a síncope, sugerem que esta abordagem de programação possa ser considerada, para adoção no atendimento de pacientes com CDI e características clínicas semelhantes aos incluídos nestes estudos."

Valdinei Marinho de Sousa e Valdinei Marinho de Sousa
Enviado por Valdinei Marinho de Sousa em 12/05/2013
Código do texto: T4286620
Classificação de conteúdo: seguro