4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Nesse momento em todo o Brasil estão acontecendo preparativos para a realização da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que com certeza será um dos maiores e mais importantes espaços democráticos para se debater as questões ambientais.

A 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente é um evento dentro das políticas públicas, com início nos municípios e que dá base para a realização das Conferências Estaduais e, por conseguinte, da Conferência Nacional.

As Conferências oferecem uma ótima oportunidade de participação de cidadãos de todo o país, pois cada um tem direito de colocar suas opiniões e votar, visando coletar o maior número de contribuições que ajudem as autoridades para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Nessa Conferência serão identificados os principais problemas e desafios locais referentes aos “Resíduos Sólidos” que é o termo técnico usado para falar do “lixo”. Todos nós sabemos que o “lixo” é responsável por uma enorme quantidade de problemas, o que justifica a realização dessa Conferência para juntos debatermos seus males e as possíveis soluções. Ao final de cada Conferência Municipal são eleitos delegados e estes levam as propostas de suas cidades para a Conferência Estadual. Da mesma forma, na Conferência Estadual são eleitos novos delegados que depois levam as propostas de seus estados para a Conferência Nacional que acontecerá em outubro em Brasília.

Essa 4ª edição tem o desafio de contribuir para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em quatro temas centrais: (1) Produção e Consumo Sustentáveis; (2) Redução dos impactos ambientais; (3) Geração de emprego e renda; e (4) Educação Ambiental.

A participação é livre, e como esse assunto diz respeito a todos os segmentos de nossa sociedade é imprescindível a presença de representes de empresas, universidades, associações, cooperativas, sindicatos, igrejas, ONGs ecológicas, órgãos públicos, estudantes, comunidades tradicionais, indígenas, enfim, todo cidadão pode e deve participar !!!

Não deixe essa oportunidade passar em branco. Venha exercer sua cidadania. Participe conosco nessa grande proposta e ajude o Brasil a construir a Política Nacional de Resíduos Sólidos !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 499, p. 15, de 07/05/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 12/04/2013
Reeditado em 12/05/2013
Código do texto: T4237383
Classificação de conteúdo: seguro