A Lenda da Cobra Grande

Existem muitos animais perigosos e assustadores, como as aranhas, escorpiões, lacraias, sapos, lesmas, jacarés, crocodilos, morcegos, tubarões, piranhas, mas nenhum deles é tão temido como as cobras e serpentes.

É certo que ninguém espera encontrar uma cobra pelo caminho, dentro de casa, ou em qualquer outro lugar. Poucas são as pessoas que não entram em pânico quando estão bem perto de uma cobra venenosa.

Mas mesmo sendo tão temíveis nunca se sabe quando e onde elas vão aparecer. Assim, não faltam estórias de gente que teve um baita susto ao se deparar com esse animal. Todo esse medo e preocupação que as cobras representam são percebidos em inúmeros relatos de moradores do campo que falam de acidentes, assim como também em estórias que extrapolam muitas vezes as situações reais e lógicas.

Um dos relatos mais instigantes envolvendo esses répteis é a “Lenda da Cobra Grande”, que na região amazônica também é conhecida como Boiuna.

Dizem que a “Lenda da Cobra Grande” surgiu numa distante tribo indígena, quando uma bela índia engravidou. Durante a gravidez ninguém suspeitava de nada, nem mesmo a jovem índia. Tudo parecia perfeitamente normal, até o dia do nascimento, que deixou de ser um momento de comemoração para ser motivo de pavor entre os moradores da aldeia. Para espanto de todos no lugar de uma criança nasceu a terrível Boiuna. Com muito medo a jovem índia lançou seu filho no rio. Mas, ele não morreu, e ao invés disso cresceu no fundo das águas em companhia dos outros seres aquáticos.

Nas profundezas do rio, a Cobra Grande cresceu tanto que se tornou maior, mais pesada e mais forte do que todos os outros grandes animais da floresta. Ela se tornou mais pesada que o peixe-boi, mais ágil que o pirarucu, mais forte que o jacaré-açu, mais agressiva que a piranha-vermelha e mais mortal que o peixe-elétrico.

Essa criatura misteriosa cresceu tanto até se tornar uma cobra gigantesca, de proporções colossais, tão forte que é capaz de afundar qualquer embarcação.

Desde seu nascimento a Cobra Grande ataca e prejudica pescadores e ribeirinhos. Dizem que todos os anos a Cobra Grande é responsável pelo naufrágio de dezenas de barcos e canoas nos rios e lagos da Amazônia. Além de afundar os barcos, a Cobra Grande arrasta algumas pessoas puxando-as pela perna para o fundo dos rios com objetivo de mata-las por afogamento, outras vezes ela devora rapidamente algumas de suas vítimas que morrem gritando assustadoramente.

Na Amazônia quase não existem estradas e são os barcos e lanchas que fazem o papel dos carros. Os rios são o caminho mais comum de ligação das cidades e vilas no interior da maior floresta tropical do mundo.

Fazer uma viagem de barco tem muitos atrativos. Em geral são viagens calmas e a beleza da paisagem oferece uma ótima oportunidade para relaxar e tirar belas fotografias. Contudo, em algumas situações acontecem imprevistos também.

Em muitas cidades do interior da Amazônia não faltam estórias de acidentes e naufrágios, e em muitos deles os sobreviventes contam que foram atacados por seres assustadores e terríveis como a Cobra Grande.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 502, p. 15, de 27/06/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/03/2013
Reeditado em 22/08/2013
Código do texto: T4205446
Classificação de conteúdo: seguro