A Lenda do Curupira

O Brasil é reconhecido internacionalmente por suas riquezas naturais, e não há dúvidas que as florestas são os maiores tesouros de nossa nação. Prova disso é que o próprio nome “Brasil” vem de uma árvore nobre nativa da belíssima Mata Atlântica.

Desde o início da colonização portuguesa a exploração dessas riquezas naturais fez surgir inúmeras estórias curiosas e interessantes de pessoas que andaram pelas florestas e matas de nosso imenso país.

Assim é o caso da “Lenda do Curupira” - que é um ser místico que sempre está presente nos relatos de moradores do meio rural.

Existem várias descrições do Curupira, e todas elas dizem que ele tem a aparência de um menino pequeno, de aproximadamente uns 12 anos de idade, que anda correndo pelas trilhas no meio da mata. É fácil identificar o Curupira, pois ele tem diversos enfeites pelo corpo (colares, pulseiras, braceletes etc.) e usa apenas uma tanga feita de folhas trançadas. Num primeiro momento é possível pensar que o Curupira é uma criança indígena, mas quando se observa com mais detalhes outras de suas características fica claro que ele não é um simples nativo de alguma tribo desconhecida. O Curupira tem pele clara e cabelos bem ruivos, da cor de fogo intenso, o que não deixa dúvidas que ele se é um ser diferente dos índios que tem pele morena e cabelos negros. Outra diferença são os pés com calcanhares para frente que confundem os caçadores.

Todo mundo sabe que os caçadores quando entram nas matas observam todos os detalhes do ambiente. Eles saem em busca dos animais observando os rastros que eles deixam no meio da mata, e olham também outros sinais, como por exemplo: restos de frutos comidos, pelos soltos pelo caminho, marcas de garras nas árvores, buracos no chão, fezes etc. Dessa maneira, os caçadores escolhem os melhores lugares para fazer uma “tocaia” à espera de suas presas ou então para colocar as armadilhas.

O caçador também procura evitar outras pessoas no meio da mata. Se ele enxerga rastros de pessoas pelo caminho logo pensa que aquelas pegadas podem ser do dono da propriedade, de outro caçador ou até mesmo de um fiscal do IBAMA. Assim, o caçador vê as pegadas e pensa em ir para outra direção, mas como os pés do Curupira ficam virados pra atrás isso engana os desavisados. O caçador pensa que está indo pro lado oposto ao dono das pegadas, mas na verdade está indo na direção do Curupira.

O Curupira tem a função de proteger a mata e seus habitantes, inclusive punindo quem não respeita a natureza. Existem relatos de caçadores que foram atacados por esse pequeno protetor da selva. Dizem que o Curupira aparece de repente, correndo velozmente montado num porco selvagem e ataca o caçador, que em muitos casos nem vê de onde veio a agressão. Na mesma velocidade que surge o Curupira desaparece no meio da vegetação.

Dizem que o Curupira vai seguindo os caçadores para destruir as armadilhas que eles colocam na mata. Alguns caçadores quando retornam para checar suas armadilhas tem um grande susto ao se deparar com cada uma delas totalmente destruída. Eles olham as pegadas em volta da destruição e sabem que o Curupira esteve por lá para atrapalhar sua caçada.

Os moradores locais também contam que o Curupira encanta os caçadores, fazendo cair sobre eles um grande cansaço e uma febre forte. Quando o Curupira está seguindo alguém essa pessoa fica confusa e sem direção. O encantado tenta sair da mata, mas não consegue. Fica passando sempre pelos mesmos locais e percebe que na verdade está só andando em círculos.

Nessa hora, os caçadores sabem que não são bem-vindos naquele lugar e devem ir embora da mata, deixando os animais em paz.

O Curupira representa um bom exemplo para nossa sociedade, pois as suas diferenças físicas não o impedem de fazer um importante trabalho em defesa do meio ambiente.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 501, p. 15, de 17/06/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/03/2013
Reeditado em 20/06/2013
Código do texto: T4204935
Classificação de conteúdo: seguro